A cervejaria baiana MINDUBIER acaba de inaugurar sua fábrica própria no seu estado natal após uma trajetória de cerca de cinco anos rodando com o modelo de produção terceirizada em diferentes estados do Brasil, dando continuidade a Bahia como um polo importante de crescimento de microcervejarias no país.
A fábrica, além da unidade de produção contará também com um bar anexo servindo cerveja fresca direto dos tanques localizados na cidade de Lauro de Freitas que tem se tornado um destino para cervejarias na região metropolitana de Salvador.
Com sócios fundadores baianos, a Mindubier iniciou suas operações em 2016 através de produção terceirizada em diferentes locais do país, inicialmente em São Paulo e posteriormente passando a ter produções rodadas em Alagoas e na própria Bahia.
Ao longo deste tempo a cervejaria passou da utilização exclusiva de garrafas para agregar latas também a sua operação, passando a investir mais fortemente em públicos de nicho atraídos pela estratégia de lançamentos contínuos.
Leia mais:
Avaliar e reavaliar embalagem é fundamental no mercado de cerveja
Os canais de distribuição do mercado de cerveja estão sendo reconfigurados
A MINDUBIER entra no novo ano com novos investimentos para ampliação da produção de seus rótulos com a ativação da sua primeira fábrica, localizada no município de Lauro de Freitas (BA). O empreendimento de 400,00 m² gera 15 novos empregos (diretos e indiretos). Além de fabricar, envasar e armazenar as cervejas da marca, o local terá um bar da fábrica, com previsão de lançamento para março.
O bar da MINDU será equipado com torneiras exclusivas para consumo local, cursos e tour na fábrica. “O espaço dará a oportunidade para os clientes e interessados acompanhar o processo de fabricação das cervas. Essa nova fase é mais um desafio da MINDU, além de gerar novas oportunidades de empregos, temos agora o desafio de empreender com mais estrutura de fabricação, as ferramentas corretas, tecnologia de ponta para produzir e expandir ainda mais nossa marca.” Afirma André Mendonça, novo sócio da marca baiana.
A MINDUBIER celebra uma nova fase da empresa, agora com novo sócio, fábrica própria e um bar anexo modernos com uma cerveja nova. A bebida foi criada com receita especial para homenagear os amigos, clientes e todas as conquistas que a marca obteve no decorrer dos últimos anos. “2021 teve um gosto bastante especial, pois dar a volta por cima, em meio à crise provocada por uma pandemia, não foi nada fácil!” afirma, Gustavo Martins, CEO da MINDUBIER, cervejeiro e sommelier de cervejas.
A MINDU2022 é uma IPA (India Pale Ale), um dos estilos mais marcantes por sua concentração de lúpulos e amargor característico, e eleito um dos favoritos por cervejeiros ao redor do mundo, por ser mais aromático e refrescante.
“Não buscamos fazer uma IPA qualquer. Fizemos vários estudos e garimpamos as melhores fazendas de lúpulo dos EUA, como a Crosby Hops, no Oregon, que produzem o Centennial Hop Hash, uma versão super turbinada dessa variedade, e também a Mill95, no Idaho, para mesclar o Hop Hash com o Cascade “Fresh Pellet” e a variedade super cobiçada Idaho Gem”, contou Gustavo.
Para os lúpulos brilharem com maestria na receita, o cervejeiro usou uma base bem clara de maltes, aliada a uma levedura experimental exclusiva. O resultado é uma explosão de notas cítricas e frutadas, com destaque no pêssego e na casca de laranja, o que garante uma refrescância incrível. A novidade estará disponível em garrafa (500ml) na loja online (mindubier.com) e nos principais bares parceiros no estado.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.