A Krug Bier, cervejaria mineira localizada na cidade de Nova Lima, projeta atingir a marca de um milhão de litros produzidos ao mês no ano de 2023 continuando uma rota de expansão que vem sendo construída ao longo dos últimos anos.
O crescimento tem sido impulsionado por um investimento de 10 milhões de reais que tem sido realizado ao longo do ciclo atual, cujo o exercício será finalizado no próximo ano de expansão.
No curto prazo este projeto de expansão levará a Krug dos seus atuais 600 mil litros mensais produzidos para 800 mil litros. Em seguida será realizado uma etapa de ampliação da área de brassagem, adega de fermentação e armazenamento para dar continuidade na rota de crescimento
Adicionalmente, a cervejaria também criará um Biergarten anexo a fábrica para realização de eventos e promoção de uma experiência mais próxima para o público consumidor. O layout da cervejaria tem sido readequado para permitir a integração com este novo espaço.
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Segundo publicação do Diário do Comércio, com a saída da cervejaria Backer do mercado a Krug se tornou a maior microcervejaria do estado de Minas Gerais, a marca conta com um portfólio de mais de 25 rótulos para diferentes perfis e ocasiões de consumo.
Ao longo do período da pandemia a Krug passou por um processo de adaptação dos canais de distribuição, investindo em um e-commerce próprio e aumento da sua parcela de produtos vendidos através de canais off-trade, principalmente supermercados.
A comercialização dos produtos da Krug em garrafas mais que dobrou desde o início da pandemia, e recentemente após a retomada de bares e restaurantes com a vacinação a marca passou a contar com o aumento das vendas de cerveja em barril.
De acordo com Alexandre Bruzzi, um dos sócios da Krug, a cervejaria chegou a atingir um uma proporção de 70% de volume de cerveja embalada contra 20% de barris, algo fora da normalidade mas impulsionado pelas alterações de hábitos de consumo de cerveja.
Em 2021 com a pandemia passando para uma fase mais controlado a cervejaria angariou 200 novos ponto de venda de chope o que colaborou na construção de canais para chegada de seus barris de forma a reequilibrar seu mix de embalagens.
Com o impacto da pandemia, a Krug investiu em alavancar seu ecommerce próprio onde chegou a realizar 5 mil vendas no primeiro ano de operação do canal digital, em sua maiori a para consumidores localizados na região de Belo Horizonte.
Uma das vantagens observada pela cervejaria neste movimento foi a aquisição de kits de cerveja pelo público que se tornou o principal produto vendido nesta época. Com isso os consumidores passaram a reconhecer com mais facilidades as famílias de rótulos da marca, algo que passou a influenciar a diversidade de suas vendas também nos supermercados.
Atualmente 90% das vendas da Krug são realizadas em Minas Gerais, com o restante dividido em outras regiões do país onde se destacam São Paulo, Espírito Santo e Brasília, onde a comercialização é realizada por distribuidores.
A meta da cervejaria é passar a contar com equipes de vendas externas para passar atuar nesses mercados de forma mais consistente, de forma a viabilizar seu projeto de expansão.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.