Ambev continua crescendo e projeta segmento ‘core plus’ chegando a 25% de sua receita

Ambev amplia lucro e volume de vendas no primeiro trimestre para além do obtido em 2021 e destaca papel do segmento core plus no seu resultado.

A Ambev, maior grupo cervejeiro do Brasil, publicou na última semana seu resultado do primeiro trimestre e reportou que continuou a crescer tanto seu volume de vendas quanto lucratividade, conseguindo manter um movimento de crescimento da empresa observado em 2021.

A gigante destacou que está confiante no papel a ser desempenhado pelo seu segmento chamado de ‘core plus’, um intermediário entre o mainstrem e o premium, projetando uma ampliação do mesmo que já responde por mais de 10% das vendas da multinacional.

Marcas do segmento premium da Ambev, como Beck’s, Corona, Budweiser e Stella Artois também são motores de crescimento importantes para o portfólio e tem buscado oferecer uma gama de alternativas para consumidores de forma que facilmente ele opte por uma das marcas pertencente a cervejaria.

Um desafio para as grandes cervejarias dentro do mercado premium, que é o que mais cresce no Brasil, tem sido conseguir ampliar a receita em escala numa proporção maior que o aumento de custos que a produção dessas marcas acarretam


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O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado do primeiro trimestre de 2022 da Ambev foi reportado em R$ 5,5 bilhões, alta de 3,7% no reportado quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Os volumes de vendas cresceram 3,6% no consolidado, para 45 milhões de hectolitros. De acordo a empresa, isso ajudou, novamente, a aumentar a fatia de mercado em relação ao ano anterior. No Brasil, o volume de cervejas cresceu 2,1%, para 22 milhões de hectolitros, dando continuidade a crescimento da Ambev obtido ao longo do ano de 2021.

Segmento core plus da Ambev é uma porta de entrada para marcas premium

Uma estratégia da Ambev para satisfazer consumidores ávidos por conhecer e experimentar cervejas de maior valor, e que entreguem uma experiência diferenciada, além do investimento no segmento premium tem sido o aumento de uma categoria que a empresa chama de core plus.

O core plus, onde estão marcas como Brahma Duplo Malte e Spaten. funciona como um segmento intermediário entre o core onde estão as marcas mais consolidadas da empresa como Skol, Brahma e Antarctica, e as marcas mais sofisticadas do premium.

Com isso, o core plus traz uma série de atrativos para os consumidores dentro de um preço que caiba dentro do bolso de pessoas que não desejam ou não possuem disposição financeira para dar uma salto para cervejas muito mais caras, numa faixa acima de 5 reais para latas 350 ml ou 10 reais para garrafas de 600 ml num preço para o grande varejo.

Para um mercado com as características do brasileiro, o segmento core plus tem obtido um grande sucesso por conseguir entregar um custo benefício bastante atraente para a média de consumidores de cerveja presentes no país.

A criação de marcas do segmento core plus da Ambev tem buscado tanto a extensão de linhas de marcas existentes, como o a Brahma Duplo Malte, como também produção de marcas internacionais, como a secular alemã marca Spaten que está dentro do portfólio global da AB InBev.

Atualmente, de acordo a apresentação de resultados da Ambev no primeiro trimestre de 2022, o segmento core plus responde por mais de 10% da receita da companhia, mas empresa que prevê que ele chegue ao patamar de 25% do seu faturamento, com o premium chegando a 20% e o core ficando com o restante.

Somando os segmentos core plus e premium quase dobraram em três anos, saltando de 15% a 33%, enquanto o core está na descendente de 61% para 48%, de acordo com o Infomoney.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.