A cervejaria californiana Stone Brewing anunciou sua venda para a japonesa Sapporo, 29º maior grupo cervejeiro do munfo pea cifra de 165 milhões de dóares.
A Stone Brewing, uma das grandes responsáveis pelo impulsionamento do mercado de IPAs nos EUA, e completou 25 anos de negócio no ano passado. A parte de distribuição da Stone, maior do segmento artesanal nos EUA, continuará como um negócio independente.
A Stone IPA no primeiro semestre de 2020 passado caiu 14,8% em vendas, isto após 3 anos consecutivos de quedas. A queda em 2020 ocorreu em um período onde cervejarias do porte da Stone, que está entre as 20 maiores cervejarias artesanais independentes dos EUA, se alavancaram no grande varejo devido ao posicionamento anteriormente conquistado.
A Stone, nona maior cervejaria artesanal dos EUA de acordo com a Brewers Association, buscou reconquistar espaço no mercado com diferentes estratégias, uma delas foi o lançamento de uma linha Hard Seltzer chamada Buenavida.
Leia mais:
Lúpulo brasileiro realiza a primeira colheita de 2021
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
“Este é o próximo capítulo certo para a Stone Brewing”, disse Greg Koch, cofundador e presidente executivo da Stone Brewing, em um comunicado à imprensa.
“Por 26 anos, nossa incrível equipe trabalhou incansavelmente para produzir cervejas que definiram tendências e redefiniram expectativas. Ter o interesse de uma empresa como a Sapporo em continuar a história da Stone é uma prova das ótimas cervejas que criamos e continuaremos a criar para nossos fãs em todo o mundo”, complementou o fundador da Stone Brewing.
“Nós abordamos a Stone Brewing em busca de um parceiro para nossos planos de crescimento nos EUA e rapidamente reconhecemos que eles eram um parceiro ideal com capacidade de fabricação de cerveja em duas costas, fãs leais, gerenciamento excelente, valores culturais compartilhados e compromisso com os mais altos padrões de qualidade. ” Kenny Sadai, presidente da Sapporo USA, acrescentou no comunicado.
“Esta aquisição junta os recursos e o legado da maior marca de cerveja asiática da América com uma das marcas de cerveja artesanal mais inovadoras e reconhecidas do mundo. É uma fusão perfeita de leste com oeste que é um casamento ideal para a estratégia de crescimento de longo prazo da Sapporo nos EUA” complementou o executivo da cervejaria japonesa.
Sapporo adquire sua segunda cervejaria artesanal nos EUA em cinco anos
Fundada em 1996, a Stone Brewing foi uma oportunidade de aquisição atraente para Sapporo. Como a nona maior cervejaria artesanal dos EUA e a maior do sul da Califórnia, a Stone afirma ter sido pioneira no estilo West Coast IPA e também possui uma variedade de cervejas, stouts e sours em seu portfólio. Suas cervejas são vendidas nos Estados Unidos e em mais de 40 países diferentes, todos com seu familiar logotipo de gárgula.
Além de suas cervejarias na Califórnia e na Virgínia, a Stone Brewing também possui uma rede de sete tap rooms e dois restaurantes. A Stone continuará a operá-los com sua marca, gerenciamento e funcionários existentes sob o guarda-chuva da Sapporo, de acordo com um comunicado de imprensa sobre o negócio.
A Sapporo planeja produzir suas cervejas de marca para distribuição nos EUA nas duas cervejarias da Stone Brewing em Escondido, Califórnia, e Richmond, Virgínia, juntamente com os rótulos artesanais da Stone. Sapporo espera produzir 360.000 barris nos EUA até o final de 2024, o que duplicaria o nível de produção atual da Stone Brewing.
O negócio marca a segunda aquisição da gigante cervejeira japonesa Sapporo nos últimos cinco anos, enquanto busca construir sua presença nos EUA. Ela comprou a também californiana Anchor Brewing, considerada a precursora do mercado de cervejas artesanais nos EUA, em 2017 por US$ 85 milhões.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.