Cervejarias utilizam ChatGPT para criar novas cervejas

Foto: Redes Sociais Banded Oak Brewing

Cervejarias norte-americanas utilizam ChatGPT para criar lançamentos, Inteligência Artificial deve impactar cada vez mais a indústria cervejeira.

ChatGPT é uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que tem ganhado popularidade recentemente por executar tarefas surpreendentes como como ser aprovado em testes de Direito, escrever roteiros para séries e agora também criar receitas de cervejas

Duas cervejarias artesanais norte-americanas trouxeram a público que produziram cervejas cuja as receitas foram criadas através da Inteligência Artificial da tecnologia do ChatGPT.

As responsáveis pela empreitada foram a Banded Oak Brewing no Colorado e a Atwater Brewery de Michigan que utilizaram diferentes abordagens para que a ferramenta criasse a receita da bebida.

Os cervejeiros da Banded Oak Brewing criaram uma cerveja colaborativa com a cervejaria Old 121 Brewing com um objetivo em mente que nomearam “Criar a cerveja do futuro”.


Leia mais:

O que esperar do mercado de cerveja no Brasil em 2023

praya-puro-malte-long-neck
Praya Puro Malte: Better Drinks investe R$ 2,5 milhões em novo rótulo


Quando o ChatGPT recebeu a tarefa ele retornou com a resposta “cerveja de bem-estar”, apontando para uma tendência recente de cervejas de baixo ou nenhum teor alcoólico adicionadas de ingredientes funcionais.

A ferramenta gerou uma receita de cerveja que conta com açafrão e outras especiarias e será lançada em 25 de março num festival local. O ChatGPT ainda batizou a criação com o nome “Bots made me do it”

“A ideia de utilizar Inteligência Artificial na fabricação da cerveja era ter diversão e introduzir algum aspecto de inovação no processo” explicou Chris Kirk, cervejeiro da Banded Oak a um portal local.

Já a Atwater Brewery decidiu por utilizar o ChatGPT para a criação de uma IPA, tipo de cerveja amplamente disseminado no segmento artesanal.

“Pedimos a ferramenta que ela criasse uma receita de IPA para nós, e ela foi capaz de criar uma receita na escala de nosso sistema de fermentação, criando uma IPA projetada por Inteligência Artificial e feita por humanos”, disse Joe Platt, gerente de qualidade da Atwater, em um comunicado.

A cerveja, diz a empresa, conta com uma combinação dos lúpulos Centennial, Citra e Amarillo, produzindo sabores e aromas tropicais e cítricos.

“A tecnologia de IA tem o potencial de impactar e revolucionar muitas indústrias, incluindo a indústria cervejeira no futuro”, complementou Platt.

Inteligência artificial deve impactar cada vez mais indústria cervejeira nos próximos anos

Ferramentas como o ChatGPT estão começando a se espalhar em diferentes espaços de trabalho e estão apenas no começo de sua utilização.

Através de técnicas de programação essas Inteligências Artificiais poderão realizar uma ampla gama de trabalhos de planejamentos que podem ser refinados posteriormente por humanos.

Isso significa que em diversos pontos da cadeia cervejeira a Inteligência Artificial será uma ferramenta utilizada para reduzir tempo de trabalho e ampliar as possibilidades de decisões a serem tomadas.

E claro, em muito breve deveremos ver receitas de cerveja criadas criada via Inteligência Artificial por cervejarias brasileiras, algo que chama muito atenção e rende boas manchetes na mídia.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.