Heineken é a preferida, mas Ambev mantém liderança em vendas de cerveja no Brasil

Heineken e Brahma são as duas marcas no topo de preferência de cerveja em pesquisa publicada pelo Bank of America, com Ambev liderando vendas

Uma pesquisa realizada pelo Bank of America (BofA) com mil consumidores brasileiros mostrou que 70% deles colocam a Heineken como sua marca de cerveja preferida.

A marca de origem holandesa e que tem o Brasil como seu principal mercado é seguida pela marca Brahma. Enquanto a Heineken é a marca favorita, a Ambev com seu portfólio extenso ainda lidera com muita folga o volume de vendas no país.

Desde que essa pesquisa começou a ser realizada em 2018 esta é a sexta vez que a Heineken é escolhida como a marca preferida pelos consumidores, um feito impressionante para uma marca que chegou ao Brasil apenas em 2010.

Na pesquisa, 70% dos entrevistados escolheram a Heineken como marca de cerveja preferida. Em seguida vieram Brahma (Ambev) com 59%, Budweiser (Ambev) com 51% e Amstel (Heineken) com 48%. A soma é maior que 100% porque os consumidores podiam escolher mais de uma marca em sua resposta.


Leia mais:

O que esperar do mercado de cerveja em 2021


As 50 maiores cervejarias artesanais dos Estados Unidos de 2022


Merece destaque que a Heineken não só lidera como marca preferida essa pesquisa há 6 anos como também vêm expandindo essa liderança. Em 2018 ela era a favorita para 49% dos entrevistados e na última chegou a 70%.

A percepção de sofisticação e qualidade transmitida pela Heineken obteve ótimos resultados no Brasil, levando o país a ser o principal mercado da holandesa desde 2019 no mundo e ainda continuar crescendo em vendas de sua principal cerveja mesmo com aumento de preços no último trimestre.

Viabilizar o crescimento da oferta de produtos tem sido um dos objetivos da Heineken, tendo como principal investimento recentemente neste sentido a construção de uma nova fábrica no Brasil.

A marca Brahma, segunda colocada é que tem recebido , maior destaque no portfólio da Ambev nos últimos anos com a bem sucedida Brahma Duplo Malte, uma extensão de linha do rótulo tradicional que se tornou um dos carros-chefe da gigante em vendas.

Recentemente Brahma Duplo Malte ganhou uma ampliação de sua família de produtos, mostrando que a Ambev enxerga valor no crescimento desta franquia

Ambev se mantém como líder em volume de vendas

A Ambev se mantém primeira colocada, e ainda ampliou seu domínio em vendas de cerveja no Brasil de acordo a pesquisa publicada, mesmo com o favoritismo da Heineken como marca crescendo.

A Ambev, que conta em seu portfólio com Brahma, Skol, Stella Artois e Spaten entre outras, ainda reina em volume de cerveja vendida. De acordo com o Relatório do BofA ela saltou 3 pontos percentuais atingindo 58% do mercado de cerveja.

A Heineken perdeu dois pontos de participação ficando com 29%, enquanto o Grupo Petrópolis, que enfrenta um momento de crise caiu 3 pontos para 8%.

O mercado brasileiro de cerveja no último ano cresceu em volume atingindo 15,4 bilhões de litros, ocupando a terceira posição no mundo atrás de China e Estados Unidos.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.