Uma pesquisa realizada pelo Bank of America (BofA) com mil consumidores brasileiros mostrou que 70% deles colocam a Heineken como sua marca de cerveja preferida.
A marca de origem holandesa e que tem o Brasil como seu principal mercado é seguida pela marca Brahma. Enquanto a Heineken é a marca favorita, a Ambev com seu portfólio extenso ainda lidera com muita folga o volume de vendas no país.
Desde que essa pesquisa começou a ser realizada em 2018 esta é a sexta vez que a Heineken é escolhida como a marca preferida pelos consumidores, um feito impressionante para uma marca que chegou ao Brasil apenas em 2010.
Na pesquisa, 70% dos entrevistados escolheram a Heineken como marca de cerveja preferida. Em seguida vieram Brahma (Ambev) com 59%, Budweiser (Ambev) com 51% e Amstel (Heineken) com 48%. A soma é maior que 100% porque os consumidores podiam escolher mais de uma marca em sua resposta.
Leia mais:
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
As 50 maiores cervejarias artesanais dos Estados Unidos de 2022
Merece destaque que a Heineken não só lidera como marca preferida essa pesquisa há 6 anos como também vêm expandindo essa liderança. Em 2018 ela era a favorita para 49% dos entrevistados e na última chegou a 70%.
A percepção de sofisticação e qualidade transmitida pela Heineken obteve ótimos resultados no Brasil, levando o país a ser o principal mercado da holandesa desde 2019 no mundo e ainda continuar crescendo em vendas de sua principal cerveja mesmo com aumento de preços no último trimestre.
Viabilizar o crescimento da oferta de produtos tem sido um dos objetivos da Heineken, tendo como principal investimento recentemente neste sentido a construção de uma nova fábrica no Brasil.
A marca Brahma, segunda colocada é que tem recebido , maior destaque no portfólio da Ambev nos últimos anos com a bem sucedida Brahma Duplo Malte, uma extensão de linha do rótulo tradicional que se tornou um dos carros-chefe da gigante em vendas.
Recentemente Brahma Duplo Malte ganhou uma ampliação de sua família de produtos, mostrando que a Ambev enxerga valor no crescimento desta franquia
A Ambev se mantém primeira colocada, e ainda ampliou seu domínio em vendas de cerveja no Brasil de acordo a pesquisa publicada, mesmo com o favoritismo da Heineken como marca crescendo.
A Ambev, que conta em seu portfólio com Brahma, Skol, Stella Artois e Spaten entre outras, ainda reina em volume de cerveja vendida. De acordo com o Relatório do BofA ela saltou 3 pontos percentuais atingindo 58% do mercado de cerveja.
A Heineken perdeu dois pontos de participação ficando com 29%, enquanto o Grupo Petrópolis, que enfrenta um momento de crise caiu 3 pontos para 8%.
O mercado brasileiro de cerveja no último ano cresceu em volume atingindo 15,4 bilhões de litros, ocupando a terceira posição no mundo atrás de China e Estados Unidos.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.