Mondial de la Bière Rio triplicou de tamanho em 10 anos

Foto: Divulgação

Mondial de la Biere Rio chega a 10 anos de trajetória vendo seu público visitante se multiplicar por 3 vezes mais que na primeira edição no Brasil

O festival Mondial de la Bière Rio está completando 10 anos de trajetória, um evento que se iniciou a partir de uma aposta incerta e que se tornou um dos maiores eventos do gênero no mundo.

O Mondial de la Biere foi fundado no Canadá no ano de 1994 por três amantes de cerveja e após algum tempo ganhou edições internacionais anuais primeiramente na Europa e desde 2013 no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro e construiu um grande adesão de público baseada numa construção de marca própria e promovendo e se associando ao calendário turístico da capital carioca

A edição do Rio de Janeiro começou de forma incerta, com um mercado de cerveja artesanal ainda muito menor do que o atual no Brasil, mas apresentou um interessante potencial de crescimento desde o seu começo.

A franquia brasileira é organizado pela multinacional francesa GL Events e, além da edição carioca, conta com uma edição paulista desde 2018. O Mondial se posicionou como um dos eventos mais renomados do segmento não só no Brasil como também está entre um dos maiores do gênero do mundo.


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A edição do Rio de Janeiro em 2018 chegou a ser maior evento entre os Mondial de la Bière que são realizados atualmente no mundo, que conta também com edições na França além do original do Canadá.

Mondial de la Bière Rio triplicou de tamanho em 10 anos

O Mondial de la Bière chegou ao Rio em um momento onde novas cervejarias no Brasil ainda estavam ganhando um primeiro impulso no país, e isso foi se refletindo tanto na quantidade quanto na variedade de expositores com interesse em participar do festival ao longo do tempo.

O festival ao longo do anos investiu na construção de uma marca própria, ganhando reconhecimento do público como um destaque no calendário de eventos da cidade. Isso significa que ele já gera expectativa natural para edição seguinte na cabeça das pessoas.

O Mondial de la Biére Rio conseguiu triplicar o público participante ao longo destes 10 anos. Na edição 2013 cerca de 23 mil pessoas estiveram no evento enquanto na edição de 2023 cerca 70 mil deverão aproveitar os cinco dias que pegam carona no feriado prolongado de 12 outubro.

O público que participa do do evento tem ticket médio superior a 300 reais, rendendo um faturamento de mais de 21 milhões de reais para o festival.

O Mondial de la Bière também se aproveita do potencial turístico do Rio, do total do público visitante do evento 10% vem de outras cidades e 3% vem de outros países, algo facilitado pela combinação do festival com algum grande feriado do trimestre final do ano.

A edição 2023 conta com a presença do Grupo Petrópolis, que traz a assinatura da Black Princess como patrocinadora oficial dos palcos do festival, o apoio da Saber Beber no copo comemorativo de 10 anos de paixão cervejeira e a parceria da marca Cacildis na programação inédita da Praça Experiência.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.