A Associação Brasileira de Cervejas Artesanais (ABRACERVA) promoveu esta semana evento que contou com nomes importantes do setor cervejeiro, gastronômico e turismo com objetivo de promover discussões que desenvolvam e posicionem a cerveja no universo da gastronomia brasileira.
O evento “Cerveja é Gastronomia” foi gratuito e realizado em parceria com o Sindcerv que representa parte dos grandes grupos cervejeiros do mercado brasileiro e contou também com apoio da Universidade Anhembi Morumbi, espaço onde foi realizado e encontro.
Com apresentação de Carolina Oda, nome de forte relevância na gastronomia e que atualmente atua como consultora no ramo, o line up do evento trouxe mais de 15 painéis de discussão sobre o setor cervejeiro e da gastronomia. Estes aconteceram de forma concomitante entre as salas de aula, anfiteatro e cozinha.
Além da programação de painéis, o congresso promove duas aulas shows na cozinha da universidade, a primeira com a Carol Veras do Brewstone Pub de Fortaleza (CE) para discutir o tema da gastronomia no mercado cervejeiro e, na sequência, o chef Onildo Rocha versa sobre a temática “A construção de sabores brasileiros”.
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O evento ocorreu em formato híbrido, com as palestras do anfiteatro podendo ser acompanhadas tanto no local e como também via Youtube, mediante a inscrição online que deveria ser previamente realizada.
Educação, cultura e profissionalização tem sido o foco para fortalecimento da atuação da Abracerva nos últimos meses. A entidade tem o desafio de atrair, engajar e gerar valor para associados, além de promover o papel das microcervejarias independentes em diferentes instâncias dos setores público e privado.
Um dos principais desafios para a Abracerva é reunir pequenas cervejarias com um espectro muito amplo de perfis e atuação, num mercado formado por pequenos empreendedores dispersos por todo o Brasil.
A inspiração na atuação da norte-americana Brewers Association tem sido um modelo a ser adaptado para a realidade brasileira pela associação, mencionou Giba Tarantino, presidente da Abracerva e também sócio da cervejaria paulista Tarantino, em publicação recente da Isto É Dinheiro.
O resultado pode ser observado nos últimos meses onde diferentes formas de encontros tem sido produzidos para ampliar o contato da Abracerva com seus associados, sendo as parcerias o grande fator para viabilizar este trabalho.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.