Abracerva alavanca nova fase com evento em parceria com Sindcerv

Abracerva promove evento com nomes importantes do setor e parceria com Sindcerv na Universidade Anhembi-Morumbi ampliando trabalho recente da entidade

A Associação Brasileira de Cervejas Artesanais (ABRACERVA) promoveu esta semana evento que contou com nomes importantes do setor cervejeiro, gastronômico e turismo com objetivo de promover discussões que desenvolvam e posicionem a cerveja no universo da gastronomia brasileira.

O evento “Cerveja é Gastronomia” foi gratuito e realizado em parceria com o Sindcerv que representa parte dos grandes grupos cervejeiros do mercado brasileiro e contou também com apoio da Universidade Anhembi Morumbi, espaço onde foi realizado e encontro.

Com apresentação de Carolina Oda, nome de forte relevância na gastronomia e que atualmente atua como consultora no ramo, o line up do evento trouxe mais de 15 painéis de discussão sobre o setor cervejeiro e da gastronomia. Estes aconteceram de forma concomitante entre as salas de aula, anfiteatro e cozinha.

Além da programação de painéis, o congresso promove duas aulas shows na cozinha da universidade, a primeira com a Carol Veras do Brewstone Pub de Fortaleza (CE) para discutir o tema da gastronomia no mercado cervejeiro e, na sequência, o chef Onildo Rocha versa sobre a temática “A construção de sabores brasileiros”.


Leia mais:

Avaliar e reavaliar embalagem é fundamental no mercado de cerveja


Os canais de distribuição do mercado de cerveja estão sendo reconfigurados


O evento ocorreu em formato híbrido, com as palestras do anfiteatro podendo ser acompanhadas tanto no local e como também via Youtube, mediante a inscrição online que deveria ser previamente realizada.

Gestão da Abracerva tem buscado alavancar atuação da associação

Educação, cultura e profissionalização tem sido o foco para fortalecimento da atuação da Abracerva nos últimos meses. A entidade tem o desafio de atrair, engajar e gerar valor para associados, além de promover o papel das microcervejarias independentes em diferentes instâncias dos setores público e privado.

Um dos principais desafios para a Abracerva é reunir pequenas cervejarias com um espectro muito amplo de perfis e atuação, num mercado formado por pequenos empreendedores dispersos por todo o Brasil.

A inspiração na atuação da norte-americana Brewers Association tem sido um modelo a ser adaptado para a realidade brasileira pela associação, mencionou Giba Tarantino, presidente da Abracerva e também sócio da cervejaria paulista Tarantino, em publicação recente da Isto É Dinheiro.

O resultado pode ser observado nos últimos meses onde diferentes formas de encontros tem sido produzidos para ampliar o contato da Abracerva com seus associados, sendo as parcerias o grande fator para viabilizar este trabalho.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.