Ambev bate recorde de vendas no 3º Tri e amplia sua fatia no mercado de cerveja

Diversificação de portfólio e investimento em tecnologia estão impulsionando a Ambev a ampliar seu market share de cerveja no Brasil

A Ambev, maior grupo cervejeiro com atuação no mercado brasileiro, publicou na última semana seu relatório de resultados do terceiro trimestre com desempenho acima do esperado em do seu volume de vendas relativas a cerveja.

Com o resultado a Ambev continua a confirmar a sua retomada de espaço no mercado de cerveja do país que vinha sofrendo um nível alto de competição das outras grandes cervejarias em operação no Brasil.

Os resultados que Ambev vem alcançando, com uma sequencia de vários trimestres em expansão de vendas, é fruto de um trabalho muito ligado a diversificação de portfólio, inovação e utilização de tecnologia.

Muitos desses investimentos foram iniciados há anos atrás e agora estão promovendo retorno em vendas para a companhia devido ao posicionamento que eles permitiram que a empresa alcançasse atualmente.


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Nos últimos 12 meses a Ambev atingiu o número de 180 milhões de hectolitros vendidos, superando o seu recorde de quantidade vendida para o período alcançado no ano de 2015. Para o último trimestre, o volume de vendas da empresa superou em 35% o do mesmo período de 2019, portanto antes do início da pandemia.

Um desafio para a gigante será controlar custos, que também se elevaram ao longo deste período, parte um reflexo da inflação crescente no país que parece ter afetado em maior proporção os seus concorrentes.

Diversificação de portfólio tem sido alavanca importante para Ambev

Buscar se adequar aos diferentes perfis e ocasiões de consumo de cerveja do mercado atual tem sido uma tarefa que a Ambev tem se dedicado nos últimos anos, visando poder competir através de um grande portfólio de marcas com diversidade planejada de posicionamentos.

Um dos pontos do relatório de resultados foi destacar que 20% da receita obtida pela empresa vem de rótulos que ela lançou no Brasil nos últimos três anos nos segmentos que ela denomina como core plus (entre mainstream e premium) e premium.

O maior destaque em resultados desses lançamentos foi Brahma Duplo Malte que em menos de 2 anos se tornou um dos rótulos mais vendidos da cervejaria, ficando atrás apenas das opções do segmento mainstream já consolidadas.

Tecnologia permitiu a Ambev acelerar vendas mesmo com impactos da pandemia

Outro fator chave para o crescimento da Ambev, foi poder colher frutos de seu investimento prévio em tecnologia que se tornaram críticos com a série de restrições provocadas pela pandemia.

A ponta mais visível desse processo é o Zé Delivery, que se tornou um dos principais canais de venda da empresa e tem batido sucessivos recordes de número de entregas através de sua plataforma online, se tornando um case que a Ambev tem replicado em outros países da América Latina.

A diversificação nos canais online também está em curso na empresa. Além do Zé Delivery e Empório da cerveja, dedicados a vendas diretas ao consumidor (B2C), a Ambev tem investido em tecnologia nas vendas B2B através de uma plataforma chamada Bees, que auxilia na construção do mix de produtos para pontos de venda, além de oferecer serviços.

O contato com pontos de venda através da utilização de tecnologia está permitindo a Ambev inclusive vender serviços para empresas de outros segmentos que desejam ter acesso mais facilitado a rede capilarizada de PDVs que são seus parceiros comerciais

Para além do comércio online, a utilização da tecnologia de dados tem sido impulsionada dentro da cadeia de valor da companhia, permitindo análises mais aprofundadas de cenários e projeções de suas operações, o que deve manter a competitividade da Ambev se alavancando nos próximos anos.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.