Ambev tem lucro de R$ 11,7 bilhões em 2020 com apostas em inovações

Resultados divulgados na última semana mostram que investimento em inovações colaboraram para Ambev ter pequena queda em seu lucro em 2020

Na última quinta-feira (25/02) a Ambev divulgou seus resultados do quarto trimestre, bem como de todo o ano de 2020 que se destacaram por demonstrar como a companhia conseguiu contornar os desafios impostos pela pandemia no ano passado.

A Ambev, maior grupo cervejeiro do Brasil, é uma empresa que atua em diversos mercados de bebida em mais de 15 países que incluem América Central, América do Sul e Canadá, sendo uma das subsidiárias do conglomerado mundial AB InBev, que tem no Brasil seu segundo maior mercado atrás apenas dos EUA.

Apesar da queda de 3,7% em seu lucro líquido de R$ 11,7 bilhões em 2020 contra R$ 12,2 bilhões em 2019 a perda é muito pequena se avaliado todos os impactos sofridos principalmente pelo mercado de cerveja, onde a Ambev possui a maior parte de seu portfólio.

E chama a atenção os bons resultados operacionais que a companhia tem apresentado principalmente nos últimos trimestres, mostrando que após a fase mais aguda da pandemia a Ambev tem colhido os frutos de seu reposicionamento para enfrentar o mercado atual.


Leia mais:

Lagunitas lança sua primeira IPA sem álcool


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


No último trimestre de 2020 a empresa alcançou aumento de 11,9% ano/ano de seu volume vendido de cerveja no Brasil, atingindo 26,4 milhões de hectolitros. Esta tendência aponta numa possível retomada de market share pela empresa frente a redução observada em anos recentes.

Bom resultado da Ambev foi suportado pelo investimento em inovações

A Ambev destaca que a resiliência de seus resultados frente a um momento difícil de suas operações, com bares e restaurantes fechados ou com funcionamento reduzido em boa parte do ano está ligado em boa parte ao seu investimento em inovações ao longo dos últimos anos.

Em relação a inovação de produto o maior destaque da empresa foi dado a inserção da Brahma Duplo Malte, produto que a empresa posiciona no seu chamado portfólio Core Plus e foi criada baseado na demanda observada por consumidores.

Lançada em fevereiro do ano passado a Brahma Duplo Malte se tornou a líder do segmento core plus da Ambev em menos de um ano, fortemente apoiada em ações de divulgação através de lives musicais online. Esta estratégia auxiliou a companhia na construção de seu volume de vendas em 2020.

A empresa menciona também em seu relatório que o lançamentos de marcas no segmento core plus, que inclui também a Skol Puro Malte, or exemplo, será ampliada em mercados internacionais.

Outro ponto de destaque no relatório de resultados da companhia está no papel fundamental da transformação digital em suas operações comerciais com o Zé Delivery para vendas diretas ao consumidor que atingiu a marca de 27,3 milhões de pedidos em 2020 um crescimento de 1.720% frente ao ano de 2019.

A transformação digital da empresa também chegou a vendas B2B, destinadas a pessoas jurídicas através do aplicativo Parceiro Bees Brasil que foi criad para melhorar e facilitar a experiência de compra oferecendo desde programa de pontos a sugestões para montagem do portfólio para pontos de venda

A Ambev mencionou também que suas perspectivas para 2021 ainda são desafiadoras sem perspectiva de curto prazo de retomada da normalidade pré-pandemia no Brasil de seus canais de venda on trade e outras ocasiões de consumo impactadas.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.