Anchor Brewing: 1ª cervejaria artesanal dos EUA é comprada e retornará ao mercado

Imagem: Anchor Brewing

O bilionário fundador do iogurte Chobani, Hamdi Ulukaya, anunciou a aquisição da icônica cervejaria Anchor Brewing que retornará ao mercado

O fundador e CEO da Chobani Hamdi Ulukaya, empresa norte-americana de iogurte e produtos lácteos, anunciou na semana passada que adquiriu a Anchor Brewing, cervejaria californiana considerada a pioneira do movimento da cerveja artesanal dos EUA, o que fará com que a cervejaria retorne a operar.

A Anchor Brewing havia cessado suas operações em julho do ano passado quando a japonesa Sapporo, antiga proprietária do negócio, decidiu se desfazer da empresa e a colocou a venda.

Durante os últimos meses várias notícias acabaram não se concretizando, como a da possível compra da cervejaria pelo seu sindicato de trabalhadores e a outra de que a própria massa falida da cervejaria poderia ser desfeita em pedaços extinguindo a cervejaria.

Considerada a iniciante do movimento de microcervejarias nos anos 1970, que desembocaria no que hoje é chamado por todo o mundo de cerveja artesanal, a Anchor é considerada um ícone e foi inaugurada há 127 anos passando por diferentes fases.


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Uma história ilustrada do mercado de cerveja artesanal dos EUA


A mudança ocorrida nos anos 1970 na cervejaria foi fruto da entrada do empresário Fritz Maytag, que vinha de fora do mercado da cerveja, e acabou por inspirar ao longo das décadas seguntes diferentes microcervejarias locais em diferentes partes dos EUA e também do mundo dando origem ao que se chama atualmente de mercado da cerveja artesanal.

Uma parte dessa história já foi publicada na Catalisi num artigo que explorou a formação do mercado de cerveja norte-americano que acabou por apresentar um modelo que se buscou replicar em outras regiões do mundo

O futuro da Anchor Brewing sob a gestão de Hamdi Ulukaya

Embora o preço da compra da Anchor não tenha sido revelado, apenas o imóvel da cervejaria estava anunciado em 40 milhões de dólares. O CEO da Chobani comprou todos os ativos da Anchor que compreendem imóvel, equipamentos e marca.

A compra da Anchor pelo bilionário do mercado de iogurte relembra de certa forma a aquisição da Anchor por Maytag nos anos 1960, onde a cervejaria foi adquirida num momento de grande dificuldade. A Anchor do período de Maytag demoru mais de 10 anos para apresentar algum lucro.

Alguns analistas encaram a compra com um certo ceticismo dado a falta de experiência no mercado de cerveja da empresa controladora da Chobani, a defasagem tecnológica da fábrica da Anchor e também o momento declinante do mercado de cerveja artesanal norte-americano que tem passado por queda de volume em vendas.

Um dos motivos que levou a Sapporo a abandonar a Anchor foi a decisão de fortalecer seu investimento na Stone Brewing que possuía ativos mais interessantes do ponto de vista de tecnologia e de presença de mercado, o que foi enxergado pela japonesa como uma via mais interessante para alcançar resultados no mercado norte-americano.

Por outro lado a presença no mercado de iogurte e também de café da Shepherd Futures, holding das empresas de Ulukaya, confere uma possibilidade de entrada dentro de redes varejistas com competitividade diferenciada.

Ulukaya anunciou a notícia no seu LinkedIn, escrevendo: “Eu me apaixonei por São Francisco, sua história, coragem e charme. Desde a minha primeira visita, senti uma profunda ligação a sua gente e a tudo o que a torna tão especial. Quando considerei adquirir a Anchor Brewing Company, aprendi que a história desta marca incrível – a cerveja artesanal mais antiga da América – está profundamente enraizada neste grande lugar e as duas estão para sempre conectadas.”

Ulukaya foi criado em uma família de produtores de leite no leste da Turquia. Ele fundou a Chobani em 2005 depois de se mudar para os EUA, procurando recriar o iogurte grego inspirado na sua infância, segundo o site da Chobani.

A empresa expandiu-se além do iogurte para leite, produtos lácteos e outras bebidas e tem sede em Nova York.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.