A Anchor Brewing, considerada a primeira cervejaria artesanal dos EUA, e Cambrian®, um fornecedor comercial de soluções distribuídas de tratamento de águas residuais e recuperação de recursos, anunciaram uma parceria com a cidade de São Francisco, onde a cervejaria fica localizada, que irá reduzir drasticamente a quantidade de água usada na operação de produção da cervejaria histórica.
A cervejaria mais antiga de São Francisco, que está completando em 2021 seus 125 anos, está lançando um novo programa de reciclagem de água que tem capacidade para reciclar mais de 76 milhões de litros de água por ano.
A estação de tratamento de água, criada pela Cambrian Innovation, empresa que fornece soluções de tratamento e reuso de água, vai permitir que a Anchor reutilize a água que usa para limpar equipamentos e suas garrafas, conhecida como “água de processo”.
Com uma capacidade de mais 76 milhões de litros por ano, o sistema da Anchor tratará e reciclará 100% da água de processo para a qualidade de reuso segundo o padrão de São Francisco, excedendo inclusive padrões existentes no estado da Califórnia e resultará em uma redução líquida drástica e imediata da utilização de água na cervejaria.
Leia mais:
Cervejaria Octopus lança projeto colaborativo para conscientização sobre discriminação LGBTQIA+
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
A Anchor é considerada a precursora do movimento da cerveja artesanal nos Estados Unidos quando no início dos anos 1970 resistiu a uma potencial falência e influenciou uma série de aberturas de novas microcervejarias ao longo das décadas seguintes. Atualmente, só estado da Califórnia, possui mais de mil cervejarias em operação. Em 2017 a Anchor foi comprada pelo grupo japonês Sapporo.
As cervejarias costumam utilizar de 5 a 7 litros de água para produzir apenas um litro de cerveja, com a maior parte da água sendo usada para limpeza de equipamentos e enxágue de garrafas.
A instalação do novo sistema da Anchor Brewing foi largamente viabilizado por uma doação de 1 milhão de dólares da Comissão de Serviços Públicos essenciais de São Francisco sob o Programa de Concessão de Reutilização de Água no Local, que financia esforços de empresas de varejo para conservar água potável por meio da coleta e tratamento de água no local para fins não potáveis.
A instituição pública estimula que outras cervejarias busquem linhas de financiamento para soluções inovadoras no tratamento de água em São Francisco, contribuindo para uso mais eficiente de recursos da cidade.
A prefeita de São Francisco declarou que o potencial de 76 milhões de litros de água economizados pela instalação da Anchor é equivalente ao uso de água por mais de 1.300 residentes da cidade por um ano. O projeto é o maior projeto comercial de reuso de água na história de São Francisco.
Essa diminuição no uso de água, juntamente com uma redução no processamento que era destinado nos antigos processos atrelados a este, também é responsável por uma redução estimada de até 92 toneladas de emissão de gases de carbono por ano.
Fundada em SãoFrancisco em 1896, a Anchor foi pioneira no movimento de fabricação de cerveja artesanal e permanece comprometida com a inovação. Enquanto cria cervejas icônicas que resistem ao teste do tempo, agora a cervejaria também adota uma abordagem inovadora para fabricar cerveja de forma sustentável.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.