As 15 dicas principais para se abrir um bar de cerveja artesanal

Antes de começar a planejar um bar de cervejas artesanais existem uma série de pontos críticos a serem analisados para se trilhar um caminho de sucesso

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O sonho de ter um bar de cervejas artesanais próprio permeia o desejo de muitos dos amantes da bebida como uma forma de unir o prazer envolvido com o produto com um ambiente de um trabalho do dia a dia.

Esta fagulha motivadora é muito importante e é o ponto de partida que fez o universo das cervejas artesanais se expandir por muitos lugares do mundo, incluindo o Brasil, mas é necessário somar a ela uma capacidade de planejamento e de gestão que farão o bar crescer, cativar clientes e ser lucrativo..

Um bar de cervejas artesanais é um lugar que liga os produtos e a atmosfera que a as cerveja artesanais podem oferecer, o que significa muita diversidade e riqueza de experiência para os consumidores.

A Catalisi uniu seu conhecimento sobre o mercado de cervejas artesanais com o conhecimento e experiência da Enjoy que desenvolve tecnologias para serviço de bares para oferecer uma lista fundamental como ponto de partida para início do planejamento de um bar de cervejas. Confira ela a seguir!

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1 – Escreva um plano de negócios

Não deixe os planos da cervejaria registrados de forma desorganizada ou apenas na sua cabeça, montar um plano de negócios que compreenda os diversos pilares de sustentação do seu bar é fundamental para nortear sua trajetória ao longo do tempo.

Tópicos como Análise de Mercado, Marketing, Operações e Finanças precisam ser contemplados e compõem um ótimo exercício para a identificação de recursos necessários para o planejamento e gestão do bar, resultando em maior assertividade pelo conhecimento prévio de diversas informações.

Tão importante quanto produzir o Plano de Negócio é revisá-lo e atualizá-lo com a experiência adquirida e com as mudanças do cenário no mercado. Um plano de negócios precisar ser um instrumento em constante renovação.

A Enjoy criou um e-book completo detalhando as etapas de construção de um Plano de Negócios para bares, para baixá-lo clique aqui.

2 – Defina qual é seu público alvo

A definição de um público alvo é fundamental para para que o bar entenda como deve se posicionar e guiar seu planejamento de marketing. Não caia na tentação de considerar que seu público alvo é “todo mundo”, pois desta forma a identidade do bar não será construída de forma robusta.

O público alvo de um bar pode ser super abrangente, mas uma persona central cujo os hábitos e gostos sejam analisados para a construção de ofertas de serviços é crítica para definir da decoração ao portfólio de cervejas a serem consideradas.

3 – Estude a localização onde o bar ficará

Um bar é um local para onde as pessoas precisam ir para experimentar os seus serviços, dessa maneira a localização é um ponto chave em seu planejamento.

Locais com pouco movimento e fora de regiões com bares e restaurantes podem apresentar custos de aluguel menores, porém pdem apresentar maiores desafios para atrair pessoas.

Locais mais movimentados e com presença de outros negócios podem oferecer mais oportunidades para que as pessoas cheguem até o bar porém com aluguéis mais caros e também com maior concorrência.

Analisar essas questões dentro das limitações de recursos existentes são parte importante no desenho de posicionamento de um bar.

4 – Planeje seu capital de giro

Um erro muito comum ao se planejar bares é menosprezar a necessidade do capital de giro necessário para a operação desses locais.

O capital de giro é a reserva financeira necessária para o pagamento de diversas despesas, como remuneração de funcionários e pagamento de fornecedores, que chegam antes das entradas de receitas no seu fluxo de caixa.

Um capital de giro mal dimensionado pode acarretar na inadimplência com cervejarias e distribuidores e em atrasos nos pagamentos de sua equipe o que leva a um processo de deterioração do seu bar que é muitas vezes irreversível, não descuide dele.

5 – Planeje como será a oferta de comida

Consumidores de cerveja artesanal adoram ter alguma comida por perto para complementar seu consumo e conseguir oportunidades de harmonizações.

No entanto, ter uma cozinha leva o nível de complexidade do negócio para um outro patamar, e estar preparado para oferecer soluções para esta questão é muito importante para tornar seu bar atraente.

Se ter uma cozinha própria for a escolha o nível de complexidade dos pratos e/ou petiscos precisam ser considerados para a aquisição de equipamentos. Contratar profissionais especializados para tocar esta parte é necessário. Convidar ocupações temporárias de cozinheiros com trabalho destacado também é uma forma de atrair a atenção das pessoas.

Outro caminho é construir parcerias para que o fornecimento de comida venha de fora do bar, ações conjuntas com bares ou restaurantes da região para que façam delivery e até mesmo ofereçam promoções para o seu bar é uma abordagem bastante interessante. Outro caminho possível é convidar food trucks para serem uma atração adicional da sua casa, mas neste caso uma área planejada para eles é necessária.

6 – Treine e (re)treine sua equipe

Ao se falar de bar estamos falando na realidade de serviço de atendimento aos seus clientes.

A conexão formada pelo atendimento para tirar dúvidas, oferecer hospitalidade e organizar os fluxos que ocorrem dentro de um bar forma uma parcela importante do que é o bar para seus consumidores.

O mundo das cervejas artesanais oferece diversidade e também complexidade para o público, dessa forma é fundamental que a equipe do bar seja treinada e retreinada continuamente ao longo do tempo para que o atendimento do estabelecimento ocorra com as melhores práticas e esteja alinhada com os valores do negócio.

7 – Considere o uso de torneiras de autosserviço

Torneiras de autosserviço adicionam sofisticação e conveniência para o clientes de um bar de cerveja artesanal, além de favorecer medidas de distanciamento necessárias nos tempos atuais.

A tecnologia de autosserviço de chope evita desperdícios gerando ganhos financeiros para o bar e sua utilização pode ocupar 100% das torneiras da casa ou também complementar o serviço tradicional oferecendo diferentes formas de chegar ao cliente.

A Enjoy possui larga experiência em sistemas de autosserviço para bares além de outras tecnologias que auxiliam estes estabelecimentos a serem mais eficientes e atraentes para o público, para conhecê-las clique aqui.

8 – Invista na sua marca

Um bar também necessita de investimento em sua marca. Seja ele um negócio muito simples ou muito sofisticado planejar a marca do bar e construir a conexão da mesma com todos os pontos de contato com o público, desde o atendimento até os elementos visuais é a maneira de se conectar com as pessoas e manter a lembrança nas suas cabeças.

Planejar a marca do bar permite construir um negócio melhor estruturado e aumenta sua relevância ao longo do tempo, pois as pessoas tendem a reconhecê-lo como referência e indicá-lo de forma mais fácil para sua rede de contatos.

9 – Analise e planeje o layout do seu bar

O bar é um espaço físico onde as pessoas ocupam mesas, transitam, são atendidas e fornecem atendimento.

Logo, analisar e planejar como oferecer o melhor serviço dentro deste espaço disponível oferece oportunidades para melhor satisfazer o seu cliente.

Não ignore este assunto e chame um arquiteto para realizar esta missão, ele oferecerá uma visão profissional e ajudará muito na otimização e comunicação da sua marca dentro do planejamento do layout do estabelecimento.

10 – Replaneje seu portfólio de cervejas ao longo do tempo

O mercado de cerveja artesanal muda e com ele seus consumidores, ao mesmo tempo o seu bar possui um posicionamento que é guiado por uma marca em constante aprimoramento.

Equilibrar esses dois lados da moeda é o melhor caminho quando se pensa na oferta de cervejas disponíveis em um bar.

Se seu público é mais abrangente provavelmente cervejas menos complexas precisam receber atenção entre suas opções, se você busca ser um lugar de referências para beergeeks então ter novidades que chamam atenção em constante rotação em suas torneiras será obrigatório.

Uma taplist é limitada e buscar atender da melhor forma os seus clientes, conhecendo seu gosto e se antecipando a tendências é uma ótima forma de fazer sua cerveja girar dentro do negócio e reavaliar isso continuamente é muito importante pois o mercado de cervejas artesanais está em constante renovação de marcas.

11 – Planeje a compra de uma envasadora de Crowler

As vendas de cerveja artesanal em bares estão ganhando formatos cada vez mais diversificado, dessa maneira fazer seu chope chegar até uma embalagem está se tornando necessário.

As latas são um tipo de embalagem em ascensão e um dos motivos é que ela acondiciona a cerveja de forma mais eficiente preservando todas as suas características, além de facilitar seu transporte.

Envasadoras de Crowler (latas que contemplam volume de um growler) adicionam a flexibilidade de uma embalagem eficiente para entregas de chope e precisam ser consideradas para facilitar a chegada até o público a distância e vendas adicionais quando clientes estão se despedindo da casa.

12 – Invista em mídias digitais

Planejar e investir em mídias digitais são uma parte obrigatória de planejamento de um bar, porém nem todos ainda estão atentos a isto.

Bares de cerveja artesanal precisam de um investimento estratégco em site, mídias sociais (Instagram, Facebook, Untappd), Google Maps, Trip Advisor além de diversas outras canais por onde as pessoas encontraram informações sobre seu bar.

Cada pessoa que busca esse tipo de contato e se frustra por não encontrá-lo pode ser um cliente perdido e que indicaria o seu bar para outras pessoas.

Investir na qualidade visual e de discurso em todas essas mídias integra as mesmas com o seu planejamento de marca e torna o reconhecimento do seu bar mais fácil pelo público.

13 – Não esqueça de investir nas vendas por canais online

Uma realidade que chegou para ficar para bares de cerveja artesanal é a necessidade de investimento em canais de vendas online.

A venda online de cerveja deixou de ser um fator muitas vezes esquecido e saltou para se tornar um dos principais meios de se chegar até os consumidores, o que só tende a crescer com o aumento da eficiência e conveniência que tecnologias digitais oferecem atualmente.

Usar mídias sociais para divulgar este tipo de oferta e utilizar aplicativos de mensagens ou aplicativos específicos de entrega, sejam eles próprios ou terceirizados, são a forma de fazer seu bar chegar até a casa das pessoas.

Possuir um menu digital de fácil atualização e integração com diversas mídias é fundamental nesta missão, e a Enjoy criou um para você que pode ser acessado clicando aqui.

14 – Crie grupos em mídias sociais para seus fãs

Todo bar possui clientes mais engajados que fazem daquele local muitas vezes uma extensão de sua casa.

Criar um ambiente para oferecer um contato mais próximo anunciando ofertas e descontos especiais é uma ótima forma de manter estes clientes conectados com seu estabelecimento, e isso pode ser conseguido com grupos em aplicativos de mensagem como o whatsapp.

Adicionalmente, esses grupos oferecem a oportunidade de ouvir continuamente seus clientes descobrindo pontos de melhoria e a evolução de suas preferências de cerveja.

15 – Desenvolva produtos com a sua marca para além da bebida

Um bar de cervejas artesanais é um local que as pessoas admiram por conectá-las com suas cervejas favoritas, essa conexão emocional leva as pessoas a desejarem possuir artigos como copos, camisas e bonés da marca do seu bar.

Esses produtos geram uma fonte de receita a mais para o negócio além de se tornar um meio de propaganda orgânico dos fãs de um determinado bar que passam a propagar sua marca para uma rede de contatos mais próxima. Inclua esse detalhe em seu planejamento.

Utilizando todas essas dicas como ponto de partida com certeza o planejamento de um bar de cervejas artesanais ganhará um planejamento mais robusto e explorará oportunidades que ampliarão ao longo do tempo oferecendo caminhos de sucesso para o negócio.

Sobre a Enjoy

A Enjoy foi fundada em 2018 com um objetivo: apoiar a paixão de seus clientes, sejam eles donos de bares, restaurantes ou outros estabelecimentos que sirvam e produzam bebidas a granel, como o chope, através de tecnologia de ponta para a gestão e controle de líquidos.

Nós estamos mudando a maneira como os bares e restaurantes fazem negócios.

Nossa missão é ajudar os empreendedores a trabalharem de maneira mais inteligente, a tomarem decisões baseadas em dados e a criarem a melhor experiência possível para seus clientes.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.