Ball anuncia nova fábrica de latas de R$500 milhões no Brasil

Foto: Site da Ball Corporation

Publicidade
Maior fabricantes de embalagens de alumínio do mundo, Ball Corporation anuncia investimento em nova fábrica em Minas Gerais

A Ball Corporation levou a público que está investindo em uma nova fábrica de latas de alumínio para bebidas no Brasil. A nova unidade será a décima da empresa no país.

A nova unidade ficará no município de Frutal em Minas Gerais receberá um investimento de 90 milhões de dólares, o equivalente a 504 milhões de reais no câmbio atual.

Publicidade

A capacidade da nova fábrica será de 1,5 bilhão de latinhas por ano, e poderá produzir vários formatos da embalagem que atendem principalmente o mercado de cerveja mas também são usadas para refrigerantes, sucos, soft drinks, vinho e água.

O investimento expandirá o footprint da Ball na América do Sul – cuja rede atualmente é formada por dez fábricas no Brasil, uma no Chile, uma na Argentina e uma no Paraguai, tornando a empresa líder no setor.


Leia mais:

Infográfico: 1º primeiro Censo da Cervejarias Independentes do Brasil


Infográfico: Market Share da venda de cervejas no Brasil em 2019


A utilização de latas de alumínio estão em ascensão pelo mundo inteiro aumento suas utilização em mercados onde já atuava e tem se aproveitado de forma estratégica de uma série de inovações no mercado de bebidas aumentando seu uso em diferentes segmentos desde o vinho até novas bebidas como o hard seltzer.

O Brasil, produziu no ano passado 31,1 bilhões de latas de alumínio, sendo terceiro maior produtor deste tipo de embalagem no mundo numa perspectiva regional, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Europa.

As mudanças nos hábitos de consumo provocados pela pandemia do novo coronavírus tem aumentado a demanda por latas, pressionando o mercado dos produtores desta e de outras embalagens mundialmente, uma tendência que deve perdurar para os próximos anos com a aceleração, por exemplo, das compras online de bebidas.

Esta tendência fez com que o mercado de cerveja no Brasil ampliasse sua fatia entre os segmento de bebidas que utilizam latas no Brasil, chegando a marca nunca atingida de anteriormente de 70% do mercado da embalagem em 2020.

O investimento da Ball mostra seu desejo de se posicionar no mercado brasileiro e da América do Sul para capturar as oportunidades relativas a maior valorização das latas que tem aumentado de forma mais acelerada no contexto atual. A expectativa é a que a fábrica em Minas Gerais comece a operar no último trimestre de 2021.

Sobre a Ball Corporation

A Ball fornece soluções inovadoras e sustentáveis de embalagens de alumínio para clientes de bebidas, cuidados pessoais e produtos domésticos, bem como aeroespacial e outras tecnologias e serviços, principalmente para o governo dos EUA. A companhia e suas subsidiárias empregam 18.300 pessoas em todo o mundo e registraram vendas líquidas de US$ 11,5 bilhões em 2019.  Para mais informações, acesse www.ball.com e siga o Vá de Lata – movimento em prol da lata de alumínio, a embalagem mais amiga do meio ambiente – no  Instagram e no Facebook.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas