Relatório da SEC, instituição que regula valores mobiliários nos EUA, reportaram que no último trimestre a Bill and Melinda Gates Foundation Trust comprou 1,7 milhões de ações da Anheuser-Busch avaliadas em cerca de 95 milhões de dólares (equivalente a R$ 477 milhões no câmbio da época).
O período da compra das ações foi relatado como sendo próximo ao momento em que a AB InBev relatou queda em lucros que relacionados sua a queda em vendas da marca Bud Light. Que passou por um momento de crise devido a polêmica relacionada a uma campanha de publicidade.
Apesar da ação de Gates sinalizar sua confiança na empresa, até agora a fundação de Gates perdeu dinheiro em seu investimento, com as ações da Anheuser-Busch supostamente caindo quase 2% desde que foram compradas e agora mostrando uma queda livre de aproximadamente 7% no ano.
No mês passado, a AB InBev também revelou que a sua receita nos EUA caiu 10% no segundo trimestre, impactada pela queda nas vendas da Bud Light e em Julho começou a despedir centenas de trabalhadores no seu quadro corporativo nos EUA.
Leia mais:
Estrella Galicia anuncia fabrica de R$ 2 bilhões, sua primeira no Brasil
O que esperar do mercado de cerveja em 2023
Este já é o segundo investimento de Bill Gates no mercado cervejeiro. Em fevereiro deste ano, o fundo do bilionário da Microsoft gastou 850 milhões de euros numa participação de 3,76% na Heineken. Apesar dos investimento Bill Gates admite que “não é um grande bebedor de cerveja”.
Gates foi o homem mais rico do mundo durante 15 anos consecutivos, de 1995 a 2010, e novamente de 2013 a 2017.
A AB InBev (holding da brasileira Ambev), é a maior cervejaria do mundo e conta em seu portfólio com mais de 500 marcas, atuando além da cerveja em outros mercados bebidas e também de serviços. A companhia tem como sócios majoritários os brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira e também o brasileiro Michel Doukeris como CEO.
O Trust da Fundação Bill e Melinda Gates foi criado para administrar os fundos de doações da instituição de caridade do ex-casal, que atua como curador da organização, mas os ativos são administrados pela Cascade Management Company.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.