A Ambev, maior grupo cervejeiro do mercado brasileiro, anunciou mais um reforço dentro do portfólio da família da marca Brahma. Agora a Brahma Duplo Malte também vai contar com versões Black, Trigo e Tostada em sua linha de rótulos.
O rótulo Brahma Duplo Malte lançado há cerca de 3 anos é o maior sucesso recente da Ambev e tem sido responsável por uma parcela considerável de seu aumento em vendas e praticamente criou uma subcategoria no portfólio da empresa chamado “core plus”.
Sucesso entre os consumidores desde o seu lançamento em 2020, quando uniu o malte Pilsner ao malte Munich para entregar uma Brahma diferente ao grande público, a Duplo Malte se tornou um dos maiores sucessos do mercado dos últimos anos.
Agora, a marca inovou em seu segmento ao trazer outras três combinações de maltes duplos com o intuito de surpreender e ampliar as experiências do paladar brasileiro: Brahma Duplo Malte Trigo, Brahma Duplo Malte Tostada e Brahma Duplo Malte Black.
Leia mais:
O que esperar do mercado de cerveja em 2023
Coca cola investirá R$ 450 milhões em nova fábrica da cerveja Therezópolis
“Até chegarmos nas combinações perfeitas. Ao todo, foram mais de 20 protótipos e diversas degustações internas com especialistas e, principalmente, com o consumidor final”, comenta Laura Aguiar, diretora de conhecimento e cultura cervejeira.
Focando no sabor do malte de maneira equilibrada para não distanciar o seu mercado alvo foi o principal direcionador na parte do líquido das novidades de linha da Brahma Duplo Malte.
A Duplo Malte Black traz maltes pilsner e black, tem coloração escura, amargor suave e notas de frutas secas e dulçor moderado. A Duplo Malte Tostado traz maltes pilsner e tostado proporcionando sabor e aroma de toffee e casca de pão. Já a Duplo Malte Trigo, que conta com maltes pilsner e trigo entrega cremosidade e sensação de refrescância com coloração clara e aparência opaca.
Inicialmente, a partir de maio, as novas opções de Brahma Duplo Malte serão comercializadas nos pontos de venda e pelo Zé Delivery nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal e Santa Catarina e; a partir de agosto, estarão todas as regiões do país. Desde já, o produto também poderá ser encontrado nas próximas semanas nos principais e-commerces em todo o país. O lançamento estará disponível em latas de 350 ml sleek e, para identificar melhor cada uma das opções, é só se ligar nas cores: Trigo (azul), Tostada (dourada) e Black (preta).
Com o lançamento a Ambev confirma sua tendência de premiunizar marcas já existentes e de amplo reconhecimento pelo público e expansão das mesmas através de linhas, o que reduz riscos de aceitação ativa a curiosidade do consumidor e entrega um produto diferenciado para uma parte grande de consumidores de cerveja.
A estratégia tem se mostrado vitoriosa com o chamado subacategoria “core plus” ganhando uma parcela relevante dos produtos vendidos pela Ambev, sendo que são lançamentos com menos de 5 anos no mercado brasileiro.
“Há três anos, Brahma chacoalhou o mercado de cerveja apresentando Brahma Duplo Malte para os consumidores, mostrando que a combinação de dois maltes diferentes pode ter um resultado incrível! Depois de testar dezenas de receitas, a marca traz para o mercado três novas combinações de maltes especiais que prometem surpreender os consumidores. Todas elas têm algo em comum: a cremosidade superior, que é a marca registrada de Brahma Duplo Malte, mas trazem experiências de sabor bem diferentes”, comenta Gustavo Castro, diretor de inovação da Ambev.
A aposta na extensão da Brahma Duplo Malte mostra o interesse da Ambev em capitalizar sobre uma inovação no grande mercado que tem trazidos resultados muito positivos para a companhia.
““Para este projeto se tornar realidade, partimos da premissa de trazer novas opções de cerveja, sem aumentar a complexidade, aguçando os sentidos e ao mesmo tempo, sendo de fácil entendimento para o consumidor. Então, seguimos por um caminho de valorizar os ingredientes, sempre trazendo o malte em primeiro plano” comenta Laura Aguiar sobre o desenvolvimento dos novos rótulos.
`É possível perceber a utilização de muito conhecimento de design de produto baseado em conhecimento de perfil do da grande massa de consumidores brasileiros para oferecer experiência, reconhecimento de marca e preço acessível dosados para despertar interesse e converter em vendas.
Esse movimento certamente preveniu muitas perdas de vendas da Ambev para produtos de concorrentes, mesmo com ela possuindo um portfólio já muito extenso de produtos.
A estratégia de lançamentos contínuos, com variedade de opções explora muito a dinâmica observada no mercado de cerveja artesanal, só que muito bem traduzido para alcançar um grande público de modo atraente.
Essa nova dinâmica ligada a chamada premiumizacão que atingiu o mundo inteiro na última década, incluindo o Brasil, tem desenhado uma nova dinâmica no mercado nacional onde as grandes cervejarias tem precisado se mover continuamente pra atender interesses de variedade e novas experiências do público mais amplo de consumidores de cerveja no Brasil, algo que anteriormente fica restrito a um pequeno nicho.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.