Brasil amplia o uso de latas vendendo 1,65 bilhão de unidades a mais em 2021

Uso de latas no Brasil é ampliado pelo quinto ano seguido, sendo a cerveja a bebida de maior utilização da embalagem

A indústria das latas de alumínio para bebidas seguiu sua trajetória de crescimento no ano de 2021, ampliando em 5,2% sua utilização frente ao mesmo período do ano anterior. Fato que ocorreu apesar da ausência de grandes festas e eventos, como o carnaval, que impulsionam a categoria.

A cerveja continua ocupando a maior parcela das bebidas comercializadas em latas, porém vem ocorrendo no Brasil um fenômeno da ampliação dos tipos de bebidas que estão sendo envasadas neste tipo de embalagem, algo observado também em outras partes do mundo.

O Brasil é o terceiro maior mercado de latas de alumínio do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China. O crescimento de latas utilizadas no Brasil em 2021 ampliou o número em cerca de 1,65 bilhão de unidades, com o país comercializando um total de 33,4 bilhões de latinhas.

A cerveja é a bebida que mais utiliza latas para envase, cerca de 55% da cerveja vendida no país em média ocorre por meio desta embalagem. A ampliação na utilização de latas no mercado de cerveja


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A pandemia foi um fator determinante numa mudança do perfil de consumo de bebidas, fazendo com que as pessoas bebessem mais em casa, principalmente em relação ao de mercado de cerveja, favorecendo a ampliação do uso de latas devido a sua maior conveniência na distribuição e por uma maior escassez de disponibilidade de garrafas de vidro.

A ampliação do uso de latas no mercado de cerveja no Brasil segue uma tendência já observada ao longo da última década nos Estados Unidos, maior mercado mundial da embalagem, e foi acelerado pelo cenário da pandemia.

Nos últimos cinco anos quase 10 bilhões de latas a mais foram vendidas no mercado de bebidas nacional, fato viabilizado por uma ampliação do consumo, mas também pela tomada das latas de parte do mercado destinado a outras embalagens.

Diversificação de formatos de embalagens e de bebidas alavanca o uso de latas de alumínio

Um dos fatores que tem colaborado para que latas ampliem sua utilização no mercado de bebidas é a diversificação de formatos da embalagem, se adequando melhor a diferentes tipos de público e ocasiões de consumo.

Isso é possível graças a maior flexibilidade de produção que as latas ganharam nos últimos anos, aumentando as possibilidades de estratégias de produto criadas pelos fabricantes de bebidas que as utilizam.

Publicação do Valor menciona que as embalagens de latas “sleeks” e “slims”, que são mais finas e alongadas, tiveram sua demanda ampliada em 23% frente ao mesmo período de 2020, impulsionada principalmente pelo crescimento de sua utilização em cervejas premium, categoria que mais cresce no mercado de cerveja do Brasil.

Ainda nas bebidas alcoólicas, o consumo individualizado e ocasiões mais casuais de consumo estão levando as latas para outras bebidas como cachaça, vinho, e drinks prontos para beber. A imagem associada a reciclabilidade da embalagem junto a sua praticidade para gelar tem conquistado a preferência do consumidor.

O uso de latas em bebidas não alcoólicas tiveram um crescimento de 30% frente ao anterior, neste setor que ainda possui grande peso de refrigerantes, outras bebidas estão crescendo como água de coco, chás e energéticos.

O Brasil receberá um investimento de mais de 3 bilhões na construção de novas fábricas de lata, com destaque para o estado de Minas Gerais. Atualmente, o país conta com um parque de 25 fábricas tanto para o corpo da lata quanto para suas tampas distribuídas em 18 estados.


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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.