Com média de registros de 2 novas cervejarias a cada 3 dias no país (um pouco acima da verificada em 2018), o Brasil acaba de registrar segundo o MAPA a milésima fábrica de cerveja.
Segundo publicação da Folha de São Paulo a fábrica de numero mil no país é a Cervejaria Artesanal Mascarenhas, registrada na cidade de Lauro de Freitas na Bahia que funciona como Brewpub conjuntamente com atendimento ao varejo.
Desde 2014 o registro de novas cervejarias no Brasil tem ficado acima de 100 unidades de produção por ano claramente devido ao fenômeno das microcervejarias que têm diversificado o mercado tanto em relação a produtos quanto aos modelos de negócio aplicados ao setor.
Com o número final de registros em 889 em 2018 era esperado que o ano de 2019 apresentasse a marca da milésima fábrica registrada como foi publicado na Catalisi no início de 2019.
Com 111 fábricas registradas em 150 dias no início deste ano, a média de abertura de 2 cervejarias a cada 3 dias (22 por mês) se apresenta superior a do ano passado, que foi de 1 unidade a cada 2 dias.
Provavelmente com a extensão da recessão econômica, o ano atual será um um grande teste de manutenção desta taxa de crescimento de registros. Apesar de dados mais aprofundados serem escassos há ainda uma grande oportunidade de crescimento nos modelos de cervejaria de venda direta (brewpubs e taprooms), principalmente por estes requisitarem menores níveis de investimento e por apresentarem um nível de experiência ainda desconhecido para o público em determinadas regiões com potencial de apelo a consumidores ainda com renda disponível.
Leia também: Frente Parlamentar para defesa de pequenas cervejarias é criada
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Carlo Lapolli, as marcas independentes que produzem cerveja artesanal são, claramente, as responsáveis por essa expansão. “As grandes fábricas multinacionais não anunciaram um número significativo de novas plantas neste período. Por outro lado, ganharam notoriedade, espaço de gôndola e conquistaram o consumidor as empresas que prezam por um produto de qualidade, com matérias-primas superiores e atributos sensoriais que essas marcas não entregam”, declara o presidente.
Leia também: Revolução da cerveja artesanal nos EUA continua firme, mas numa nova fase
Pela análise quantitativa do Mapa, a explosão no número de cervejarias aconteceu na última década, de uma forma ainda mais intensa de cinco anos para cá. De 1999 até 2009, a quantidade de fábricas saltou de 192 para 255, registrando uma ampliação de 32,8%. Já de 2009 para 2019, o salto chegou a mil, um crescimento de 292,1%.
Em se mantendo a taxa de crescimento observada no início deste ano, o país terminaria 2019 adicionando o registro de 243 novas cervejarias, totalizando o número de 1.132 unidades de produção.
Fique online com nossas publicações. Curta nossa página no Facebook!
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.