Imagem: Brewdog
Brewdog revelou sua primeira renovação da identidade de embalagens em cinco anos.
A cervejaria escocesa implementou um novo design para a linha de cervejas de seu portfólio principal e publicou comunicado dizendo que a mudança coincide com a entrada numa nova era para a companhia que passou por mudanças de nomes na sua estrutura e busca lugar entre as maiores cervejarias do Reino Unido
A cervejaria escocesa implementou um novo design para a linha de cervejas de seu portfólio principal e adicionou a pequena expressão “Brewed Fresh” em todos os rótulos, e publicou comunicado dizendo que a mudança coincide com a entrada numa nova era para a companhia.
Os designs atualizados aparecerão em todos os formatos de embalagens da cervejaria, incluindo garrafas, latas e embalagens secundárias.
Inicialmente apenas os rótulos Punk IPA, Hazy Jane, Lost Lager e Elvis Juice irão passar pela atualização de identidade. Outros rótulos como a linha sem álcool irão evoluir para nova identidade com um pouco mais de tempo.
Leia mais:
Avaliar e reavaliar embalagens é fundamental no emrcado de cerveja
Um sobrevoo sobre a linha de produção da Brewdog Punk IPA
A mudança de identidade da Brewdog foi muito mais sutil do que a realizada em 2020, que alterou de forma mais aprofundada o sistema de embalagens da cervejaria.
A ideia da mudança atual foi dar mais “identidade individual” para cada cerveja de acordo com publicação da companhia sobre a mudança. A Brewdog adicionou a pequena expressão “Brewed Fresh”, novo slogan da cervejaria, em todos os rótulos.
A Punk Ipa recebeu tipografia evidentemente inspirada na banda de punk rock Sex Pistols, enquanto Lost Lager ganhou simplificação de cores e mensagens no rótulo.
A renovação vem na esteira de várias mudanças pelas quais a empresa está passando com o destaque para a saída em março do co-fundador James Watt da posição de CEO da empresa após 17 anos no comando da cervejaria.
Substituindo Watt assumiu o comando da empresa James Taylor que atuava como diretor financeiro. Outra mudança importante foi a entrada de Lauren Carrol como diretora de operações, antes ela atuava na empresa como diretora de marketing.
Em publicação sobre a renovação de embalagens a cervejaria publicou “2025 marca uma nova era para a BrewDog. Um novo visual para nossas cervejas. Comida fresca em nossos bares. Rostos novos no coração da empresa. A única coisa que nunca mudará é o nosso amor por cerveja.”
A Brewdog tem direcionado sua estratégia na busca de se tornar uma das 4 maiores cervejarias do Reino Unido, atualmente a cervejaria é a sétima maior em vendas no off trade.
O crescimento meteórico da Brewdog foi baseado fortemente num modelo chamado equity crowdfunding que financiou a construção de mais de cem bares próprios espalhados pelo mundo, apoiado também por uma estratégia de publicidade escandalizadora que levantou diversas polêmicas ao longo do tempo.
Uma série de ações publicitárias chocantes, mas cuidadosamente orquestradas, ajudaram a empresa a cultivar uma imagem autodenominada “punk”, que obteve muito sucesso entre os consumidores que abraçaram a “revolução da cerveja artesanal” do Reino Unido e rejeitavam as principais marcas corporativas há cerca de 15 anos atrás.
Produtos da Brewdog são importados para o Brasil pela empresa Interfood.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.