As restrições de contato ocorridas este ano continuam promovendo inovações no modo como cervejarias exploram seus modelos de negócio.
O brewpub 3 Brasseurs que possui duas unidades na cidade de São Paulo criou um clube online onde fornece suas cervejas exclusivas aos participantes e oferece degustações guiadas pela internet com papo com os próprios mestres-cervejeiros da casa.
O clube, além da degustação mensal onde os clientes recebem cerveja em seu domicílio, oferece uma série de vantagens e descontos aos participantes como forma de engajá-los no projeto.
O modelo do 3 Brasseurs combina a cozinha de um restaurante de inspiração francesa acompanhada de um toque brasileiro com cervejas próprias produzidas no local.
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A marca, de origem no norte da França no final dos anos 1980, teve sua primeira casa inaugurada no Brasil em 2013 na cidade de São Paulo e uma segunda em 2019 também em 2019 na capital paulista. Ao todo a 3 Brasseurs possui mais de 70 unidades presentes na França, Canadá e Brasil.
Com as limitações para a frequência de bares e restaurantes devido a pandemia, a 3 Brasseurs acelerou a utilização de uma envasadora de garrafas que já havia sido adquirida em 2019 porém representava uma parcela pequena das vendas do negócio.
A ideia da criação do clube online da 3 Brasseurs foi a de ir além apenas da entrega da cerveja e estabelecer um contato maior com os consumidores através de conhecimento e diálogo.
“A gente teve que desenvolver entrega de cerveja, mas eu também quis manter uma forma de ‘humanidade’ no processo. Aí acabei recebendo pedidos no Whatsapp e mandei vídeos de mim apresentando a cerveja para quem estava com dúvida sobre qual ele queria pedir” comenta Clement Chevalier, gerente de microcervejarias e mestre cervejeiro da 3 Brasseurs no Brasil.
Após este início, Clement comenta que decidiram aprimorar o canal online oferecendo produtos mais diferenciados para pessoas em casa, bem como conteúdo exclusivo para enriquecer a experiência do público, o que resultou na criação do Clube des Brasseurs.
“Daí, pensando em como oferecer uma experiença 3 Brasseurs no lar da sua casa, isso sendo o “novo normal”, pensamos nesse clube. Então vamos ter cervejas exclusivas, edições limitadas, cervejas convidadas, etc. Queremos gravar os vídeos de degustação sempre com um convidado do ramo cervejeiro” explica Clement.
O gerente de mcirocervejarias da 3 Brasseurs comenta também que a utilização de embalagens e o crescimento de vendas a distância está abrindo oportunidades para marca explorar cada vez mais vendas fora de seu local.
” A ideia inicial das garrafas era de atender uma demanda dos nossos clientes que era de poder levar umas cervejas para casa depois de ter passado um bom momento na 3 Brasseurs, ou para oferecer como presente, etc. Mas sempre apenas vendendo dentro da cervejaria e para levar. Agora a gente está desenvolvendo vendas em outros pontos também, fazer garrafas e cervejas personalizadas para bares/restaurantes, barbearias etc.”
Clement complementa como esta nova fase está se encaixando com a filosofia de funcionamento da 3 Brasseurs.
“Estamos explorando esses novos canais com produção num volume que permite-nos manter o processo artesanal dentro dos nossos brewpubs. Realmente percebemos que também há uma certa demanda para isso, além da nossa tradicional cerveja servida diretamente do tanque de maturação! E isso permite uma certa flexibilidade amais, como por exemplo envasamento de edições limitadas para poder fazer essas degustações guiadas online!” finaliza Clement.
Flexibilidade e criação de conteúdo certamente serão palavras que veremos cada vez mais associadas com as realidades de brewpubs que tem tudo para utilizar cada vez mais tecnologia para se conectar com o público de cervejas de formas inovadoras e autênticas.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.