Brewteco expande seu portfólio com a aquisição da marca Overhop, cervejaria carioca reconhecida principalmente pelo portólio de cervejas lupuladas e que havia encerrado suas operações no início de 2024.
Com a aquisição o Brewteco avança na sua estratégia de ampliação de mercado trazendo para dentro de seu portfólio próprio uma cervejaria que atrai interesse do público high end, consumidores de cerveja de maior valor agregado.
A Overhop iniciou sua trajetória em 2016 com a produção totalmente terceirizada, combinando vendas no varejo e também em bares especializados, e assim permaneceu até 2019 quando inaugurou seu brewpub e alterou o modelo de negócios passando a ter uma pequena produção própria, migrando seu foco para vendas diretas através de seu bar.
Uma das possibilidades aventadas nessa nova fase da cervejarua após a inauguração do brewpub foi a da expansão da Overhop através de um sistema de franquias.
Leia mais:
Produção de lúpulo triplica no Brasil em 2023
Número de cervejarias no Brasil ultrapassa 1.700 unidades em 2022
A cervejaria chegou a atingir um patamar de faturamento anual acima de R$ 1 milhão em seu segundo ano de operação de acordo com publicação de Pequenas Empresas Grandes Negócios.
No início de 2024 os sócios da Overhop decidiram encerrar a produção da cervejaria e colocar tanto seu brewpub quanto a a marca da cervejaria a venda.
Nesse período o Brewteco chegou a cogitar a compra tanto da fábrica quanto da marca, porém a capacidade de produção que seria demandada superaria em muito a capacidade do brewpub e eles decidiram pela compra da cervejaria Marmota no centro do Rio de Janeiro onde sua produção alimenta atualmente a sua rede de bares.
Com a evolução da negociação posteriormente o Brewteco decidiu adquirir apenas a marca da Overhop, passando a poder agora produzir seu portfólio de cervejas. A empresa não divulgou o valor que foi pago na aquisição.
A Overhop conta com um portfólio que destaca cervejas do estilo New England IPAs, estilo que possui um pequeno nicho fiel e de alto potencial de faturamento dentro do universo das cervejas artesanais, além de outro estilos de maior valor agregado.
A propósito, a Overhop foi uma das pioneiras do Brasil num investimento inicial focado em cervejas do estilo New England IPA, uma tendência criada nos Estados Unidos e que fortaleceu a criação de um segmento bastante específico dentro do mercado de pequenas cervejarias artesanais.
Com a entrada da Overhop em seu portfólio, o Brewteco traz para dentro de casa a possibilidade de produção de cervejas de maior valor agregado para venda direta em seus bares o que propicia um melhor aproveitamento de margens dentro da estratégia “do tanque ao copo”.
A presença de uma marca reconhecida pelo público cervejeiro com rótulos estabelecidos contribui para o interesse dos bebedores, valorizando e justificando a aquisição da marca carioca.
“Temos uma estratégia de compormos nosso portfólio com marcas que dialoguem com públicos variados. A Overhop vem para alcançarmos os ‘hopheads’ e apreciadores de cervejas high ends.” comentou Rafael Farrá, sócio e fundador do Brewteco sobre a aquisição da Overhop.
Os primeiros rótulos da Overhop já estão sendo produzidos pelo Brewteco inicialmente apenas envasados em barris, mas que futuramente ganharão também envase em latas e garrafas.
A disponibilidade em latas e garrafas dos rótulos da Overhop vão abrir a possibilidade do Brewteco ampliar investimento de suas vendas no varejo, um segmento no qual empresa tem demonstrado interesse em ampliar sua participação recentemente através de venda em supermercados.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.