A Brooklyn Lager, a icônica cerveja da pioneira da cerveja artesanal norte-americana Brooklyn Brewery, está chegando a 35 anos de vida neste 2023.
A cerveja que é o carro-chefe da Brooklyn que se tornou uma marca presente em diferentes países (incluindo o Brasil) ajudou a estabelecer a cervejaria nova-iorquina nos EUA e também no mercado internacional.
Como prova de seu amplo reconhecimento a Brooklyn Lager em mais de 30 países ao redor do mundo, três décadas e meia depois após seu lançamento nos Estados Unidos.
“”Em 1988, a maioria das pessoas nunca tinha visto uma cerveja que não fosse amarela pálida e virtualmente sem sabor – a cor profunda e o sabor ousado da Brooklyn Lager foram um choque. Uma vez que as pessoas a provaram algumas vezes, nunca mais quiseram ficar sem ela.” comenta Garret Oliver mestre-cervejeiro da Brooklyn em comunicado de imprensa da cervejaria.
Leia mais:
O que esperar do mercado de cerveja em 2023
A Revolução da Cerveja Artesanal é o melhor relato sobre a evolução do mercado artesanal nos EUA
A revolucionária amber lager começou a crescer no mercado desde que os co-fundadores Steve Hindy e Tom Potter a introduziram pela primeira vez no final dos anos 80. O criador da receita foi o cervejeiro germano-americano Wiliam Moeller inspirado em cervejas pré-Lei Seca que existiam na região
Em 1994, o cervejeiro Garrett Oliver, juntou-se à empresa e refinou a Lager original, cujo logotipo foi desenhado pelo lendário artista gráfico Milton Glaser. Ao longo de sua jornada, a cerveja ganhou inúmeros prêmios de prestígio na indústria.
“A Brooklyn Lager ainda é praticamente a mesma cerveja que lançamos há 35 anos. Na verdade, gosto de pensar que ela se tornou “ainda mais parecida com ela mesma”. O que quero dizer com isso é que, embora a receita pouco tenha mudado ao longo dos anos, agora temos 35 anos de experiência na fabricação de Brooklyn Lager, então a cerveja está melhor do que nunca.” analisou Oliver sobre a evolução da Brooklyn Lager
Para marcar a ocasião, a Brooklyn Brewery realizará uma série de eventos especiais ao longo do ano, que começaram com uma festa de 2 dias aberta ao público em meados de marco.
A primeira celebração valorizou e destacou diversos negócios locais que foram fundamentais para o início da cervejaria, como o restaurante Teddy’s Bar & Grill , onde os fundadores da Brooklyn entregaram em mãos o primeiro lote de Brooklyn Lager há 35 anos atrás
Padarias, pizzarias e hamburguerias que ao longo dos anos estabeleceram parcerias para promover a Brooklyn Lager participaram do primeiro evento, incluindo a cerveja como ingrediente de pratos especiais para a festa.
“O poder de permanência da Brooklyn Lager é incrível. Assim como a Lager ajudou a liderar a revolução da cerveja artesanal a partir de 35 anos atrás, hoje é a Brooklyn Lager que continua liderando o crescimento da marca Brooklyn. A mesma receita que desafiou o paladar do consumidor quando foi lançada é hoje um clássico duradouro que ainda oferece um belo equilíbrio de sabor, aroma e deliciosa refrescância.” comentou o CEO da Brooklyn, Eric Ottaway.
A Brooklyn Brewery possui parcerias comerciais com diferentes cervejarias ao redor do mundo para trabalhar a Brooklyn como uma marca global. Em 2019, o volume de vendas da empresa passou a ser maior fora dos EUA do que em sua terra natal.
Na Ásia, este trabalho fica a cargo da cervejaria japonesa Kirin que possui participação minoritária na norte-americana. Na Europa, a Carlsberg é detentora da marca Brooklyn e possui uma parceria de distribuição de seus produtos há vários anos.
No Brasil, desde 2018 a Brooklyn e a paranaense Maniacs possuem uma sociedade na Brooklyn Brazil, uma subsidiária que produz e comercializa produtos da Brooklyn no país.
SOBRE A BROOKLYN BREWERY:
A Brooklyn Brewery é uma cervejaria artesanal independente líder global e pioneira na revolução da cerveja artesanal americana. De nossa casa em Williamsburg, Brooklyn, inspiramo-nos em nossa comunidade local de inovadores e aqueles que estão sempre empenhados em espalhar a cultura e a criatividade da cerveja artesanal em mais de 30 estados e mais de 30 países nos 5 continentes. Saiba mais em brooklynbrewery.com .
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.