A importadora Interfood anunciou o inicio de importações da cervejaria de Amsterdã, capital da Holanda, Brouwerij ’t IJ para o Brasil.
A Brouwerij ’t IJ iniciou suas operações em 1985 como projeto do músico holandês Kasper Peterson que havia decidido começar uma cervejaria após sua experiência com a produção caseira de cerveja. Com isso decidiu transformar uma antiga “casa de banho” aposentada em Amsterdã em sua fábrica. Como bônus, o local possuía um histórico moinho de madeira, o que tornou a cervejaria numa atração turística.
Com o tempo a marca se tornou a microcervejaria mais conhecida da capital holandesa e o crescimento levou a abertura de uma fábrica maior em 2013, enquanto combinava cervejas de linha fixa com lançamentos experimentais.
O crescente interesse nos produtos da ‘t IJ levou a cervejaria a firmar uma parceria com a tradicional cervejaria belga Duvel Moortgat em 2015. Neste período a Duvel estava implementando um processo de expansão firmando aquisições parciais e totais de diferentes cervejarias artesanais da Europa e Estados Unidos.
Leia mais:
Lúpulo brasileiro realiza a primeira colheita de 2021
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
A Interfood, que é a distribuidora exclusiva do portfólio da Duvel Moortgat no Brasil, agora acrescenta ao seu portfólio as cervejas da holandesa Brouwerij ’t IJ.
Além da distribuição em diferentes pontos de venda, a Interfood também oferece as cervejas da ‘Tij em seu loja própria de e-commerce, o site TodoVino.
Inicialmente os rótulos a disposição no Brasil são a T IJ IPA, uma IPA de receita clássica inglesa, com lúpulos americanos, a ZATTE TRIPEL, primeira receita produzida pela “’t IJ”, em 1985, tornando-se uma cerveja clássica e carro chefe da marca, a T IJWIT, cerveja fresca para o verão, inspirada na tradição belga, mas com ABV de 7% e também a BLONDIE que leva cevada, trigo e aveia e utiliza a levedura exclusiva ‘t IJ, esta é a primeira cerveja em lata da marca.
A Brouwerij ’t IJ é liderada desde 2005 pelos sócios Bart Obertop e Patrick Hendrikse, mesmo com a aquisição parcial de Duvel os dois foram mantido como as cabeças que gerenciam as operações da marca que mantém seu espírito de pequenas produções, trabalho com espírito colaborativo e irreverente.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.