Desde 2013 a Negroni Week celebra um dos coquetéis mais emblemáticos do mundo ao mesmo tempo que arrecada dinheiro para instituições de caridade. Durante uma semana do mês de junho bares e restaurantes trazem variações do Negroni por uma grande causa, com apoio de Campari e do guia de coquetéis Difford´s Guide.
Em 2019 ela ocorrerá entre os dias 24 e 30 de junho. No Brasil bares e estabelecimentos de diversos estados do país serão invadidos pelo evento, que nesta sétima edição, celebra os 100 anos de história do coquetel e destaca este elegante clássico de origem italiana.
Um desses locais será a charmosa Casa Avós, o taproom da hiperativa cerveja Avós, especializada na produção de Lagers artesanais, se junta aos participantes com uma novidade exclusiva: uma Baltic Porter maturada em barril de carvalho americano- onde descansou um típico Negroni.
Desenvolvida em parceria com o Difford’s Guide Brasil, renomado site voltado aos fãs da coquetelaria, com apoio da Campari, a receita circula pela torneira do espaço, a partir de 25 de junho e pode ser encontrada em garrafas de 330ml (foto acima), versão que além de exclusiva tem número limitado de exemplares, há 100 unidades disponíveis que podem ser acompanhadas por copos personalizados.
“Havia preparado essa cerveja e mostrei para nosso distribuidor, ele apresentou para o comando do Difford’s Guide, que por sua vez apresentaram pra direção de marketing da Campari onde se iniciou a ideia de participarmos da Negroni Week” declarou Junior Bottura, co-fundador da Cerveja Avós.
Leia também: Infográfico: Brasil atinge marcade 1000 cervejarias
“Para o design da garrafa eu peguei referência de bebidas italianas antigas. Fizemos um copo semelhante ao que usamos na casa Avós, mas ele é um pouco mais largo. Acredito que sejamos a única cervejaria cadastrada no Negroni Week.”
Com 8.5% de teor alcoólico, a Baltic Negroni mescla os atributos sensoriais de uma Baltic Porter, estilo parrudo, com corpo elevado, visual escuro, notas de caramelo, chocolate e alcaçuz, ao toque herbal e frutado deste coquetel que une amargor ao toque cítrico da laranja. O resultado desta equação é uma cerveja complexa e equilibrada, uma ótima companhia para o frio da estação.
Leia também: Revolução da cerveja artesanal nos EUA continua firme, mas numa nova fase
A base dessa Baltic Porter envelhecida foi feita na “fabriquinha” da Avós que fica junto ao taproom e tem capacidade de 600 litros por mês. O local funciona como local de experimentações de receita para a cervejaria.
“No processo eu fiz o Negroni, envelheci ele em barrica, retirei ele de lá e coloquei a cerveja. No sensorial ficam aparentes notas de madeira, cravo, vermute é o que mais se sobressai.” dia Júnior
Sobre Negroni Week:
A sétima edição mundial da Negroni Week, brinda este ano o centenário do icônico coquetel Negroni: uma mistura perfeita de Campari, gin e vermute. O evento acontece entre os dias 24 e 30 de junho, movimentando mais de 150 bares e restaurantes de todo o país para arrecadar fundos que serão revertidos para instituições filantrópicas em diversos países.
Durante a Negroni Week, os consumidores terão a oportunidade de experimentar o clássico Negroni e releituras desenvolvidas pelos principais bartenders do Brasil – todos com Campari como o ingrediente principal do coquetel. O evento acontece em mais de 200 bares em todo o país.
Sobre Difford’s Guide: um do maiores e mais visitados sites de coqueteleira e bebidas do mundo, criado em 2001, o Difford’s Guide tem como objetivo suprir bebedores exigentes e profissionais da indústria de bebidas e hospitalidade, com informações factuais e imparciais sobre o que beber e onde beber.
Sobre Cerveja Avós: A cerveja paulista Avós, apresentou sua produção comercial em março de 2016 com os dois primeiros rótulos de seu portfólio: uma India Pale Ale, batizada de Vó Maria, a Baixinha Porreta, e uma Hoppy Lager que leva o nome de Vó Maria e o Seu Lado Zen – premiada com medalha ouro no concurso do Festival Brasileiro da Cerveja. As receitas de DNA caseiro, naturalmente acabaram priorizando a produção exclusiva de Lagers artesanais e a IPA foi descontinuada, dando espaço à IPL. São feitas com o mesmo cuidado dos almoços familiares, proporcionam aos consumidores cervejas que unem frescor e drinkability a homenagens e histórias que remetem aos ancestrais de seu criador, o publicitário e cervejeiro Junior Bottura. A marca se consolidou e hoje tem sua sede, conhecida de Casa Avós, bar que conta com uma nano-cervejaria ali mesmo e reúne seus produtos, cervejas e chopes.
Fique online com nossas publicações. Curta nossa página no Facebook!
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.