Cerveja Colombina renova sua marca aproveitando o momento do mercado

cerveja colombina

Cerveja Colombina, a primeira marca de cervejas regionais do centro-oeste, investe na renovação da sua identidade visual

A cerveja Colombina, da capital de Goiás, investiu recentemente na renovação de sua marca buscando um reposicionamento após alguns anos de atuação no mercado.

A marca foi a primeira cerveja artesanal da região centro-oeste, tendo sido lançada em 2014 e teve sempre em sua concepção a valorização dos sabores do cerrado no desenvolvimento de seus produtos.

A renovação da marca da Colombina levara a nova identidade para os rótulos, materiais de ponto de venda, mídias sociais e o novo site da cerveja. O artista goiano Wes Gama, que participou da criação da identidade visual inicial da Colombina foi chamado para realizar a atualização dos rótulos para o novo conceito.

“A gente sentia a necessidade de uma evolução de uma parte gráfica, fizemos uma alteração de nosso lettering e alguns pequenos detalhes” comentou a sócia-fundadora da Colombina, Patrícia Mercês, sobre a iniciativa nas redes sociais da marca.


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A cerveja Colombina nasceu em 2014 sendo a primeira linha de garrafas de produção da cervejaria Goyaz que foi fundada em 2001 com a intenção de fornecer chope para ser vendido em bares e eventos, um modelo muito comum entre novas cervejarias brasileiras que nasceram neste período.

Com investimentos e evolução do seu mercado a cervejaria alcançou a capacidade de produção de 70 mil litros por mês em 2019 e viu surgir dentro de sua região uma série de outras microcervejarias que participaram crescimento do mercado de cerveja artesanal no Brasil nos últimos anos.

Detalhes entre a logo antiga (esq.) e logo nova (dir.) da Cerveja Colombina

Na nova identidade visual a Colombina expõe com mais complexidade em seus rótulos elementos que mostram sua ligação com o cerrado e procura um visual mais moderno, atingindo tipografia e sistema de cores, sem deixar sua essência regional.

De acordo com as suas redes sociais a marca decidiu aproveitar esse momento em que a pandemia trouxe uma exigência natural de reinvenção e ressignificação para apresentar ao mercado uma marca ainda mais completa e estruturada.

“Nossa motivação foi explicitar, deixar claro pro nosso consumidor que não estamos aqui só pra entregar um produto, mas sim cervejas e experiências inesquecíveis” detalhou Patrícia sobre a intenção do rebranding.

Para celebrar a nova fase a cervejaria lançou dois novos rótulos comemorativos a Colombina Brut do Cerrado Mamacadela e Colombina Brut do Cerrado Jabuticaba

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.