Cerveja Daoravida inaugura taproom em Indaiatuba via modelo de franquia

Cervejaria paulista Daoravida abre novo bar da marca na cidade Indaiatuba através do modelo de franquia

A busca por expansão de cervejarias através da combinação de taprooms e franquias ganha cada vez mais espaço no mercado de cerveja brasileiro.

Uma da mais próximas unidades a ser inaugurada através deste modelo, no dia 02/11, é o novo bar da marca da paulista Daoravida.

O novo taproom está localizado na cidade de Indaiatuba e contará com 10 torneiras da cervejaria.

A Daoravida tem sua produção realizada de forma terceirizada e vem usando como um dos canais de expansão a criação de taprooms. Com a inauguração da nova unidade de Indaiatuba a cervejaria chega a marca de três bares.

O primeiro foi inaugurado em Campinas em 2018, cidade natal da marca, e o segundo ganhou vida na cidade de São Paulo, mais especificamente no bairro da Mooca.

“Faz parte dos planos da Daoravida fazer uma expansão por franquia. A gente abriu há um ano na Mooca e agora estamos ganhando esse novo espaço em Indaiatuba. Então a idéia é sempre buscar alguém que seja parceiro da marca para tocar o projeto sendo linha de frente de cada unidade, para que cada uma delas tem a sua identidade e DNA próprios” declarou um dos sócios fundadores da cervejaria Wagner Falci.


Leia mais:

O que é brewpub / taproom / tastingroom? (E quais as diferenças entre eles)


O modelo de taproom da Daoravida de Indaiatuba focará na comercialização de cerveja enquanto a parte de comida será fornecida por restaurantes próximos ou foodtrucks. Este formato concentra esforços na cadeia de comercialização da bebida enquanto complementa com pratos de fornecedores parceiros.

“O volume mensal de nossos taprooms costuma girar vendas de em torno de 2 mil litros e temos expectativa que este de Indaiatuba gire em torno desse número também” comenta Wagner.


Leia mais:

Cervejarias do Rio investem em taprooms containers


A Daoravida iniciou suas atividades em 2015, adentrando no mercado da cerveja artesanal como uma cervejaria cigana, modelo de produção que utilizam até hoje com volume de produção variando entre 6 e 9 mil litros por mês.

“As vendas da Daoravida nos bares próprios são de mais ou menos 30% contando com as unidades de Taquaral (Campinas) e Mooca (São Paulo), esperamos crescer em relação a isso com a abertura de Indaiatuba” complementa Wagner.


Leia mais:

Hocus Pocus já produz 100% de suas cervejas em sua nova fábrica


A conciliação de cervejarias ciganas com taprooms próprios da marca tem ganho diversos exemplos pelo país e tem sido um ponto de busca de diferenciação, construção de marca e geração de volume comercial para as cervejarias, principalmente em praças que estão sob crescente competição de players.

A associação deste modelo ao sistema de franquias agrega o compartilhamento de riscos e capital para investimento com pessoas que adentram ao negócio da cervejaria na ponta de comercialização cooperando no crescimento da marca e de seu volume de produção.

O investimento para implantação de uma franquia de taproom da Daoravida é de a partir de 250 mil reais de acordo com a cervejaria.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.