A Ambev acabou de trazer para o mercado brasileiro a marca Spaten, cerveja puro malte alemã criada em 1397 e considerada um dos rótulos mais tradicionais do mundo. Do estilo Munich Helles, Spaten é mais um rótulo que companhia posiciona no disputado segmento de cervejas premium puro malte.
Spaten passa a ser uma das marcas produzida pela Ambev no Brasil a partir deste lançamento. Em 2007 ela já havia sido comercializada no país junto de outras cervejas alemãs de propriedade da AB InBev, holding global da empresa.
Para promover a marca junto ao público, a multinacional está destacando a tradição de séculos associada a marca Spaten que é considerada a cervejaria alemã com contribuições mais significativas no desenvolvimento de cervejas lagers. O rótulo lançado no Brasil é do estilo Munich Helles.
“Estamos trazendo para o Brasil uma autoridade em cerveja. A Spaten é uma das cervejarias mais tradicionais da Alemanha, histórica, produzindo cervejas puro malte desde 1397, é a responsável pela criação do estilo de cerveja Munich Helles. Temos certeza de que os brasileiros vão se surpreender com essa experiência”, afirma Laura Aguiar, Head de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev.
Leia mais:
Lúpulo brasileiro realiza a primeira colheita de 2021
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
O mix de embalagens de Spaten, que possui teor alcoólico de 5,2%, conta com garrafas de 355ml e 600ml, além da lata de 350ml, já estando disponíveis no Empório da Cerveja, Zé Delivery, supermercados e bares das principais capitais e áreas metropolitanas do país.
Com esse lançamento a Ambev realiza mais um investimento dentro do portfólio de cervejas que se encaixam dentro do chamado mercado de cervejas premium, segmento com grandes taxas de crescimento e aumento da competitividade no Brasil.
Nascida em 1397 como uma cervejaria com serviço no próprio local na cidade de Munique, Spaten foi adquirida em em 1872 pela cervejaria Franziskaner-Leist. Ao longo deste tempo a cervejaria fez parte de uma parte significante de desenvolvimentos tecnológicos relacionados ao desenvolvimento da indústria cervejeira na Alemanha.
Já em 1997, ambas cervejarias foram compradas pela alemã Löwenbräu, que em seguida, no ano de 2003, foi adquirida pelo conglomerado global AB InBev, que tem na Ambev um de seus braços nas Américas.
“Com Spaten queremos promover uma experiência diferente para as pessoas. A cerveja propõe uma imersão na cultura cervejeira de Munique por meio do paladar, com a qualidade e o sabor de uma puro malte da escola alemã, ideal para acompanhar o público em todos os momentos”, explica Joice Carvalho, gerente de marketing da marca.
Spaten será utilizada pela Ambev para reforçar a estratégia de marcas da empresa no segmento que chamam de core inn. O rótulo de origem alemã será uma espécie de ligação nesta categoria entre brahma duplo malte e becks, possuindo preço e posicionamento intermediário entre as outras duas marcas.
Impressiona verificar a quantidade de marcas que a Ambev gerencia que estão inseridas dentro de segmentos específicos que ela recorta do mercado de cerveja. Isso leva a alguma sobreposição entre suas opções mas também aumenta a probabilidade do consumidor decidir por algum produto do seu portfólio mesmo que altere levemente seu gosto e/ou ocasião de consumo.
Com isso, no caso do consumidor decidir por sofisticar a sua escolha em relação ao habitual, seja maior ou menor o salto de preço que ele decida realizar, há um produto projetado pela companhia que ao menos ele considerará no momento da compra
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.