Cervejaria 3 Orelhas passa a ser distribuída em São Paulo pela La Caminera

Cervejaria 3 Orelhas, de Gonçalves em Minas Gerais, passa a ter suas cervejas distribuídas em São Paulo através da cervejaria cigana La Caminera.

Como apontamos no início do ano sobre nossas expectativas de avanço do mercado de cerveja no Brasil, conforme o mercado se torna mais complexo as microcervejarias tendem a formar parcerias devido a sua microescala para a exploração mais racional de oportunidades do mercado.

Ao longo do ano muitas confirmações desta observação vêm surgindo e mais uma amostra desta tendência é o recente anúncio da cervejaria rural mineira 3 Orelhas, localizada na cidade de Gonçalves, que acaba de estabelecer uma parceria para distribuição em São Paulo através da cervejaria cigana La Caminera.

A La Caminera ficará responsável pelas vendas, estocagem e distribuição dos produtos da cervejaria mineira em terras paulistas.

Desta forma a 3 Orelhas foca seus recursos na fábrica, seus dois bares e distribuição regional em Minas enquanto expande sua atuação comercial para uma região com demanda potencial de seus produtos através de um parceiro que agrega seus conhecimentos comercial e de operação naquele num mercado de região distinto da atuação principal da cervejaria.


Leia mais: Cervejarias ciganas do RJ investem em taproom em containers


A distribuição de bens de consumo é por natureza muito fragmentada quando se atingem pequenos pontos de venda, típicos dos especializados em cervejas artesanais. Logo, conhecimento regional e escala de atendimento, que se traduz em diversidade de produtos oferecidos, sempre apontarão para parcerias entre microprodutores desde que haja alinhamento de interesses.

Em seu Instagram a a 3 Orelhas comunicou “Algo inédito no mercado cervejeiro: uma cigana representando uma cervejaria! Somos fãs das cervejas dos caras e em breve lançaremos uma colaborativa para celebrar essa parceria. Viva a cerveja artesanal e independete.”

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.