Como apontamos no início do ano sobre nossas expectativas de avanço do mercado de cerveja no Brasil, conforme o mercado se torna mais complexo as microcervejarias tendem a formar parcerias devido a sua microescala para a exploração mais racional de oportunidades do mercado.
Ao longo do ano muitas confirmações desta observação vêm surgindo e mais uma amostra desta tendência é o recente anúncio da cervejaria rural mineira 3 Orelhas, localizada na cidade de Gonçalves, que acaba de estabelecer uma parceria para distribuição em São Paulo através da cervejaria cigana La Caminera.
A La Caminera ficará responsável pelas vendas, estocagem e distribuição dos produtos da cervejaria mineira em terras paulistas.
Desta forma a 3 Orelhas foca seus recursos na fábrica, seus dois bares e distribuição regional em Minas enquanto expande sua atuação comercial para uma região com demanda potencial de seus produtos através de um parceiro que agrega seus conhecimentos comercial e de operação naquele num mercado de região distinto da atuação principal da cervejaria.
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A distribuição de bens de consumo é por natureza muito fragmentada quando se atingem pequenos pontos de venda, típicos dos especializados em cervejas artesanais. Logo, conhecimento regional e escala de atendimento, que se traduz em diversidade de produtos oferecidos, sempre apontarão para parcerias entre microprodutores desde que haja alinhamento de interesses.
Em seu Instagram a a 3 Orelhas comunicou “Algo inédito no mercado cervejeiro: uma cigana representando uma cervejaria! Somos fãs das cervejas dos caras e em breve lançaremos uma colaborativa para celebrar essa parceria. Viva a cerveja artesanal e independete.”
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.