A cervejaria Azzurra irá criar sua primeira fábrica que ficará localizada no estado do Espírito Santo. A marca tem desenvolvido seu negócio combinando turismo e cerveja artesanal nos últimos anos, através de um bar próprio e de produção terceirizada.
A fábrica da Azzurra será construída da cidade de Venda Nova do Imigrante, além disso a cervejaria também construirá um novo bar na cidade de Domingos Martins, mais especificamente na chamada Rota dos Ipês, uma atração turística com forte apelo de belezas naturais e potencial gastronômico.
O Espírito Santo é o estado do Brasil com maior taxa de crescimento de número de cervejarias de acordo com o Anuário da Cerveja de 2021, apresentando a quarta maior concentração de cervejarias por habitantes do país.
Acompanhando este crescimento do mercado, a cervejaria Azzurra está investindo R$ 3 milhões em sua fábrica que vai quadruplicar sua capacidade produtiva, além de um novo espaço de consumo.
Leia mais:
EUA batem recorde de produção de lúpulo mais uma vez em 2021
O novo mercado da cerveja sem álcool começou a chegar no Brasil
A capacidade de produção da nova unidade será de 32 mil litros mensais, quatro vezes o seu volume de vendas atual. Inicialmente, porém, a fábrica irá produzir 12 mil litros por mês e aumentará a entrega conforme a demanda evoluir.
“Queremos que o estado se torne a melhor e maior rota cervejeira do Brasil. Temos um bom clima, visuais incríveis e muita qualidade no produto. O desafio é atrelar tudo isso a um sistema forte, competente e organizado de turismo”, comentou Bruno Azevedo, sócio da Azzurra à Folha Vitória.
A projeção é de que as obras da fábrica sejam concluídas até o final de 2022, com isso, a empresa que, hoje terceiriza a totalidade para sua produção, vai partir para a fabricação própria.
A Azurra tem sua marca totalmente associada as montanhas capixabas, seu primeiro local de vendas é localizado na chamada na Rota do Lagarto, em Pedra Azul, também em Domingos Martins. O local é um espaço para consumo do produto junto a uma área verde e foi fundado em 2018.
Inspirados no turismo da região que se baseia na apreciação de sabores, os proprietários da Azzurra pretendem realizar novos investimentos. “Nós queremos montar nossa própria rota da cerveja. O turismo vai ficar focado em Domingos Martins, mas no futuro, dando tudo certo com a fábrica, vamos oferecer nosso próprio tour passando pelos nossos empreendimentos”, comentou Ávila Lobo, também sócio da cervejaria.
Com o novo espaço de consumo na Rota dos Ipês a cervejaria pretende ampliar a experiência adquirida nesse estilo de local e também buscar uma presença para vendas em diversos condomínios presentes na região.
Além dos locais próprios a Azzurra também conta com a venda de suas cervejas em bares e restaurantes, principalmente na capital Vitória.
Com investimento na fábrica própria e aumento de escala, a cervejaria poderá melhorar suas margens em vendas por eliminar o custo de terceirização e tirar proveito de vender diretamente para o consumidor final uma boa parte de seus produtos, numa evolução sustentável de seu modelo de negócios.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.