Cervejaria Bierland quer voltar ao mercado de olho na Oktoberfest Blumenau

Imagem: Mídias Sociais Bierland

Bierland analisa retorno ao mercado de cerveja e pode resgatar marca tradicional da cena cervejeira de Blumenau

Após quase nove meses do anúncio de sua parada de operação, a cervejaria Bierland analisa seu retorno ao mercado, de acordo com notícias recentes ligadas à marca.

A Bierland está participando da licitação que irá decidir quais cervejarias locais de Blumenau terão direito de expor na tradicional Oktoberfest da cidade em 2025, através de um edital da prefeitura que colocou espaços do evento a disposição num valor total de R$ 4 milhões.

Fundada em 2003, a Bierland rapidamente se destacou como uma das primeiras microcervejarias a alcançar escala nacional fora do eixo Rio-São Paulo, em um período que o número de microcervejariasno Brasil ainda era bastante reduzido.

Com sede em Blumenau (SC) — cidade reconhecida como um dos berços da cultura cervejeira no país —, a marca consolidou-se ao longo dos anos por seu portfólio e qualidade, que acumulou premiações nacionais e internacionais.


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Nesta época a Bierland marcou presença constante em prateleiras de lojas especializadas de cerveja em diferentes pontos do Brasil.

A parada e o anúncio da venda da Bierland

O encerramento das atividades da cervejaria em 2024 foi resultado de uma combinação de fatores. Entre eles o aumento da competição dentro do mercado de cerveja artesanal, mudanças no perfil de consumo e dificuldades operacionais agravadas pela pandemia.

Antes da parada total de operação da Bierland a empresa buscou alternativas de produção de outras bebidas, como chope de vinho, mas nenhuma das soluções aparentou dar sustentabilidade para as operações da marca.

Mesmo com um legado consolidado, a marca viu-se obrigada a suspender suas operações e em meio a isso anunciou que a Bierland estava a venda no fim do ano passado.

Bierland mira retomada de mercado com aposta na Oktoberfest Blumenau

Especulações sobre o retorno da Bierland ocorreram com a participação da marca na licitação aberta pela Prefeitura para definir as cervejarias locais que integrarão a Oktoberfest 2025.

A medida reforça a visão de retomada da marca, mas agora buscando reposicionar-se em um mercado mais consolidado e com regras que favorecem negócios enraizados na cidade.

A nova regulamentação da Oktoberfest Blumenau limita a participação de cervejarias artesanais àquelas com fábrica instalada no município, critério que coloca a Bierland como uma candidata natural a buscar um espaço no evento.

A participação das cervejarias locais no evento está condicionada a aprovação na licitação que oferece espaços exclusivos que somados custam mais de R$ 4 milhões.

O retorno à Oktoberfest representa uma oportunidade comercial relevante. Com um público superior a 600 mil pessoas e movimentação econômica estimada em mais de R$ 100 milhões por edição, a festa é uma das maiores vitrines para marcas do setor cervejeiro no país. Em 2023, por exemplo, apenas as cervejarias artesanais participantes da Oktoberfest faturaram cerca de R$ 5,7 milhões ao longo do evento, segundo dados da Prefeitura de Blumenau.

A presença no evento pode acelerar a reintrodução dos produtos Bierland no mercado e facilitar a reconexão com consumidores antigos, além de criar condições para expansão por meio de parcerias comerciais firmadas durante e após a festa.

Mais do que visibilidade, a aposta da Bierland na Oktoberfest tem potencial de gerar impacto direto na sua recuperação de mercado. A expectativa é de que o alto fluxo de vendas durante a festa contribua para dar tração inicial à produção, ao mesmo tempo em que a participação reativa a imagem institucional da marca junto ao público e ao setor.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.