Cervejaria Búzios ganhará ‘Fábrica Destino’ com capacidade de 60 mil litros

Cervejaria Búzios anunciou que inaugurará sua fábrica própria, com características sustentáveis, na cidade que dá nome a marca no primeiros semestre de 2021

A Cervejaria Búzios, que chegou a 10 anos em 2020, anunciou que Abril do ano que vem inaugurará sua fábrica própria que ficará na cidade que dá nome a marca e é um famoso balneário turístico do estado do Rio de Janeiro.

A cervejaria, que teve sua construção iniciada em julho de 2020, terá capacidade de produção de 60 mil litros por mês e será localizada no bairro do Aretê, na região da Marina e da Praia Rasa na cidade do litoral do Rio

A transição da Búzios é comum no mercado de cerveja entre as cervejarias que conseguem ingressar numa rota de maturação, saindo de uma pequena produção terceirizada e buscando modelos de negócio que apresentam custos fixos bem maiores, porém maiores oportunidades de se explorar o mercado.

Um dos destaques da nova fábrica da Búzios é que ela será o que costuma ser chamado internacionalmente de ‘Cervejaria Destino’, que são unidades de produção de cerveja que são também um destino turístico com área de convivência e consumo para o público.


Leia mais:

Petroleum é Nosso – Filme relata a evolução do mercado de cerveja artesanal no Brasil


Rio de Janeiro ganha nova cervejaria em plena pandemia


Os visitantes poderão acessá-la por carro, por meio da rodovia RJ-102, ou por barco, pelo canal principal do bairro da Marina. Haverá também um bar com dez torneiras de chopp e biergarten com espaço para cerca de 100 pessoas. A Búzios investiu também para que a cervejaria tenha diversas características ligadas a sustentabilidade ambiental

“Nossa fábrica foi projetada para ter diversos atributos sustentáveis. A planta de produção será uma unidade de baixíssima geração de efluentes líquidos que são totalmente biodegradáveis com propriedades fertilizantes e que serão usados na irrigação dos jardins da propriedade. Além deste tipo de reutilização, teremos captação e aproveitamento de água de chuva, reduzindo ainda mais o consumo. Esta também planejada a geração de energia com células fotovoltaicas.” revelou a cervejaria sobre as características sustentáveis da cervejaria.

A área da cervejaria possui um total de 2500 m². Destes, 400m² serão área de produção e 300 m² área para serviço ao público. De início, serão cinco tanques de fermentação, mas haverá ampliação para dez tanques em um curtíssimo prazo.

A nova cervejaria também espera receber e promover eventos quando a realização destes for considerada segura novamente.

“É a realização de um sonho, acalentado nos últimos 10 anos. Desejamos ser mais um fator positivo para o turismo na cidade. Desejamos divulgar o balneário, com os prêmios que recebemos pelo mundo afora. Desejamos ainda desenvolver ações educacionais para as crianças e os jovens da região.” comunicou a cervejaria sobre o projeto.

Sobre a Cervejaria Búzios
A paixão pela cerveja levou o casal de engenheiros químicos, Luiz Rogério e Vera Rodrigues, a criar a Búzios. O hobby virou “coisa séria” em 2010, e, nestes últimos dez anos, nasceram a Geribá (American Lager), Brigitte (Witbier),Tartaruga (Cerveja de Trigo), Forno (Irish Red Ale), Armação (Bohemian Pilsner), Manguinhos (Munich Dunkel), Brava (American IPA), Ferradura (Belgian Strog Golden Ale) e mais recentemente, Aretê (Session IPA).
O DNA criterioso, mas leve e despretensioso da cervejaria, já́ rendeu prêmios importantes mundo afora, a exemplo da Brigitte, vencedora na categoria de melhor cerveja do mundo no estilo Witibier, no “World Beer Award 2017”, na Inglaterra.
As receitas criadas pelo casal têm estilos próprios, aromas e lúpulos diferentes, e cada uma busca traduzir no sabor e na arte de seus rótulos, as diversas atmosferas “buzianas”, traduzindo a essência e característica de cada praia.
Para conhecer mais sobre a Búzios visite o site www.cervejariabuzios.com.br ou siga seus perfis no Instagram e Facebook (@cervejariabuzios).

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.