A Cervejaria Campinas, localizada na cidade de mesmo nome no estado de São Paulo, está chegando aos seus 6 anos com uma marca importante para uma microcervejaria artesanal.
Com uma ampliação realizada no fim do ano passado, buscando ampliar vendas de alguns de seus rótulos mais consumidos, a Campinas chegou ao volume de 100 mil litros por mês de produção em sua fábrica.
Chama a atenção a expansão alcançada pela cervejaria ainda num momento de forte impacto ocasionado pela pandemia, mostrando que a marca conseguiu implementar e manter canais de distribuição robustos, mesmo com o obstáculo da crise sanitária.
A cervejaria conta com mais de 20 rótulos entre cervejas de linha e cervejas sazonais. Um dos investimentos de destaque recente da Campinas em seu portfólio foi o lançamento da IPA Zero, uma das primeiras IPAs sem álcool do Brasil
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O modelo da Campinas é baseado numa fábrica de produção com bar anexo, com o maior volume produzido sendo distribuído numa variedade grande de pontos de offtrade, ontrade, canais online e também através de venda direta para pessoas físicas e pontos de chope autosserviço dentro de condomínios.
Ao observar o cenário positivo de retomada com o avanço da vacinação no estado de São Paulo em 2021, a Campinas verificou a necessidade de adaptação para atender o volume que vinha desenvolvendo em suas vendas, com destaque para seus rótulos German Pilsner e Forasteira, a IPA que é um dos carros-chefes da marca.
Após um estudo de layout e reorganização da fábrica a cervejaria adquiriu novos tanques de fermentação, que fizeram a unidade saltar de um volume total de 67 mil litros para 87 mil litros em seus tanques que estão proporcionando a Campinas um volume de produção de 100 mil litros por mês.
“Nosso maior desafio foi integrar os novos tanques no espaço que possuímos, o espaço da operação. Por isso, trabalhamos em sinergia com 3 departamentos juntos: Produção, Logística e Comercial. Fizemos juntos o estudo de layout, até chegar em uma disposição que não comprometesse nenhum setor. E assim foi feito” comentou Giovanna Martinez, responsável pelo marketing da Campinas.
Um elemento importante na cadeia da Cervejaria Campinas são seus bares próprios, chamados de taphouses. Nesses pontos a cervejaria investe tanto no consumo nolocal quanto no enchimento de growlers.
A marca conta com três unidades na cidade de Campinas. Taquaral, Swiss Park e Barão Geraldo, sendo este último um bairro onde bares de cervejarias artesanais estão crescendo em grande velocidade na região
No próximo mês de julho um local adicional contará com muita da Campinas também, mas por uma ocasião especial quando serão comemorados os 6 anos da marca.
Numa festa que durará 8 horas num espaço de eventos da cidade está planejado um volume de 5 mil litros de cerveja de 20 estilos diferentes, sendo duas cervejas inéditas para atender o público junto a Food Trucks e atrações musicais. Ingressos para festa já estão a venda.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.