Cervejaria Implicantes sofre racismo ao promover crowdfunding

A cervejaria gaúcha Implicantes sofreu ataques racistas ao promover seu crowdfunding em mídias sociais

A cervejaria Implicantes de Porto Alegre no Rio Grande do Sul sofreu uma série de ataques racistas ao buscar promover seu projeto de crowdfunding em mídias sociais.

A marca iniciou um financiamento coletivo na plataforma Benfeitoria como forma de procurar se manter ativa após seu modelo de negócios ser fortemente impactado pela crise recente que demandou cancelamento de eventos, sua maior fonte de receita.

A busca por crowdfundings tem ganhado adeptos entre pequenas cervejarias artesanais como forma de enfrentar esse momento difícil para os microprodutores que mudou profundamente os canais de venda já estabelecidos no mercado de cerveja

Se posicionando com o fato de ser a primeira cervejaria totalmente comandada por pretos no país a Implicante destaca isso em publicações para promover o seu crowdfunding e foi violentamente atacada por uma série de postagens cunho racista.


Leia mais:

Petroleum é Nosso – Filme relata a evolução do mercado de cerveja artesanal no Brasil


Graja Beer mostra o potencial da cerveja artesanal na periferia


O mercado de cerveja artesanal no Brasil, assim como em outros nichos de negócio, reproduz de forma abrangente as condições de racismo estrutural propagadas dentro do contexto sócio-econômico nacional com baixa representatividade de pretos tanto entre consumidores quanto entre os pequenos empreendedores.

[continua depois da imagem]

Ataques de cunho racista e também ideológicos sofridos pela Implicantes Fonte: Instagram Pretas Cervejeiras

O estudo “Empreendedorismo Negro no Brasil”, realizado pela aceleradora de empresários negros PretaHub, da Feira Preta, em parceria com a Plano CDE e JP Morgan mostra que estes são os que mais enfrentam problemas como confiança do cliente e aprovação em linhas de crédito como mostra publicação do Meio e Mensagem.

O ataque sofrido pela Implicante evidencia de forma bruta os obstáculos que negócios com essas características enfrentam, muito além do que os comumente enfrentados por pequenos empreendedores. Porém, a valorização de diversidade, entre elas as promovidas por afro-brasileiros, é um dos fatores obrigatórios para que o mercado de cerveja artesanal realmente possa crescer para ir de encontro ao seu potencial no maís, fora disso não há nenhum outro caminho possível.

Atenta a esta condição a associação de cervejeiros nos Estados Unidos (Brewers Association) criou um comitê de diversidade em 2017 de forma a pensar estratégias e ações que busquem promover um mercado de cerveja artesanal mais diverso e representativo, iniciativa que foi seguida recentemente pela Abracerva, entidade que representa microcervejarias no Brasil.

A jornada de busca de apoio ao crowdfunding da Implicantes, que destaca em seus rótulos uma série de temáticas ligadas a cultura afro, continua firme e forte e oferece uma variedade de prêmios que serão entregues em todo o Brasil. Para participar conheça mais aqui.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.