A cervejaria Juan Caloto inaugurou o Esconderijo, seu primeiro bar da marca na cidade de São Paulo. O espaço é uma casa com clima de “spaghetti western”, estilo que referência a um subgênero de filmes clássicos de faroeste produzidos entre as décadas de 1960 e 70.
Com o investimento a Juan Caloto adiciona mais um elemento ao seu modelo de negócios, baseado numa marca carismática que gerou diversos fãs entre os amantes de cerveja artesanal e um sistema de produção de suas cervejas de forma terceirizada.
A evolução dos modelos de negócio de cervejarias com produção terceirizada em São Paulo, passando a incluir um bar próprio da marca, tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos e amplia as oportunidades para os negócios das microcervejarias.
“Para nós, não é uma casa temática, mas sim climática. É o clima de spaguetti Western, o clima de um reduto cervejeiro, de um esconderijo pequeno e aconchegante”, afirma o sócio Felipe Gumiero.
Leia mais:
Zapata Cervejaria investe e cervejas complexas
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
Com a evolução do mercado para a cerveja artesanal a Juan Caloto entendeu que o momento para abertura de um bar próprio havia chegado, um desejo que acompanhava a cervejaria desde seu início. O planejamento do bar ocorreu desde o final de 2020 com o cuidado pra traduzir pro ambiente o estilo da cervejaria
“Tínhamos essa vontade de ter um bar próprio praticamente desde o início, mas entendíamos que não havia nem mercado nem tínhamos uma estrutura pra isso. Com tempo vimos que o mercado estava aceitando bem e após o final do crowdfunding encontramos um pequeno imóvel da década de 1940 que era perfeito para o projeto.” revelou Felipe “John” um dos sócios fundadores da Juan Caloto.
Na tradução da marca para o ambiente do bar a Juan Caloto utilizou uma decoração rústica com móveis antigos reais como piano americano de 106 anos, roda de carroça, além de lustre e balcão reformados. “O conceito é uma casa abandonada que foi tomada pelo bando Juan Caloto. um ponto de encontro antes de alguma empreitada ou o esconderijo quando se está sendo procurado”, complementa Felipe.
A Juan Caloto nasceu como uma cervejaria despretensiosa em 2015 a partir da ideia de amantes da bebida. Com o tempo e conhecimento prévio sobre construção de marca dos próprios fundadores a Juan Caloto angariou fãs a partir de uma combinação de humor e inspiração no faroeste.
O engajamento com a marca da cervejaria pode ser observado através de uma bem sucedida campanha de crowdfunding promovida em 2020, utilizada para superar os desafios provocados pela pandemia de forma muito criativa. “Cada ‘bandolero’ que nos apoiou no crowdfunding é responsável também pela realização do projeto do bar, encontramos este imóvel logo após concluirmos a captação do financiamento coletivo.” afirmou ‘John’.
“Entendemos que a cerveja não é só o líquido dentro da lata ou da garrafa, mas também a história real no desenvolvimento desse produto e das pessoas envolvidas nele. Como se cada cerveja fosse um filme, uma história, uma cena ou situação divertida, que pode inspirar momentos únicos na vida das pessoas”, afirma o sócio Marcelo Bellintani.
Nos primeiros dias de soft open, a Juan Caloto vai começar servindo suas cervejas em lata e nas torneiras algumas cervejarias convidadas, como: Everbrew, Júpiter, Narcose, Synergy, Swamp, Avós e Bragantina. “É muito legal poder abrir o bar com marcas parceiras, cervejarias que admiramos e nos ensinaram muito, e que seguem com a gente fomentando a cultura cervejeira fazendo parte da história da Juan Caloto”, enfatiza Marcelo.
A partir do dia 17, entram nos taps Juicy IPAS lançamentos da Juan Caloto, uma International Pilsner da casa com lúpulo Tcheco Saaz, a Wild West IPA (primeira cerveja comercial da marca) e mais cervejas colaborativas.
Além das cervejas, o bar disponibilizará carta de drinks clássicos e autorais. “Fomos além de pensar em coquetéis e chegamos ao ponto de desenvolvemos também o próprio destilado, um Moonshine da Juan Caloto que dá ainda mais personalidade aos drinks” afirma Marcelo Maaz, um dos sócios do Esconderijo.
SOBRE A JUAN CALOTO
Juan Caloto é a criação dos sócios proprietários Felipe Gumiero e Marcelo Bellintani (John e Calote), que desde 2010 já faziam cervejas homebrew na panela como um hobbie entre amigos. Além do apreço pela bebida, os sócios decidiram unir na marca uma outra paixão que têm em comum: os filmes de faroeste. E, assim, foi criado o personagem Juan Caloto, um fugitivo comicamente atrapalhado que daria vida aos rótulos da cervejaria cigana, feitas pelo próprio Marcelo Calote. Todos os lançamentos da Juan Caloto revelam pequenos episódios sobre uma incessante fuga pelo Velho Oeste, a fim de divertir os seus consumidores enquanto bebem das cervejas da marca. Irrrráááá!
Site: juancaloto.com.br
Facebook: Cerveja Juan Caloto
Instagram: @juancaloto
SERVIÇO:
Esconderijo Juan Caloto
Instagram: @esconderijo.juancaloto
Terça a sábado, das 18h às 23h
Rua Gandavo, 398, Vila Clementino – São Paulo/SP
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.