Cervejaria Octopus inicia projeto de plantio de mudas de sistema agroflorestal para compensar emissões

Publicidade
Com o objetivo de compensar o impacto de emissões de seu negócio a cervejaria Octopus iniciou um projeto de plantio de mudas no estado de Minas Gerais

A cervejaria Octopus iniciou recentemente um projeto para compensar a pegada de carbono relativa ao seu negócio através do plantio de mudas num sistema agroflorestal do estado de Minas Gerais.

A Octopus é uma cervejaria cigana que desde seu início teve a sustentabilidade como um pilar a ser perseguido no seu posicionamento. Sua produção é distribuída atualmente para 15 estados brasileiros, e já alcança também alguns países europeus.

Continua após a Publicidade

Fundada em 2016 a Octopus funciona num modelo de terceirização da produção (chamado comumente de cervejaria cigana). A cervejaria possui um ecritótio administrativo em Belo Horizonte e uma base no Rio de Janeiro onde é realizada a logística de distribuição e laboratório de experimentações.

Iniciativas ligadas a sustentabilidade tem se espalhadas por diferentes cervejarias artesanais independentes brasileiras englobando energia solar, compensação de materiais no uso de embalagens e também o plantio de mudas como mostra o projeto da Octopus


Leia mais:

Lohn Bier amplia sua capacidade de produção para 450 mil litros

praya-puro-malte-long-neck
Praya Puro Malte: Better Drinks investe R$ 2,5 milhões em novo rótulo


“A forma como produzimos nossa cerveja, faz parte de um dos pilares que completa nosso DNA. A razão e guia para o pilar Nature é produzir e consumir cerveja de forma consciente. Em todo o processo de fabricação poluentes são emitidos e ao todo formam nossa “pegada de carbono”. Pensando em como reduzir nossos efeitos e minimizar o impacto ambiental, nos juntamos a um parceiro, para transformar os planos em ação.” comenta uma publicação sobre o projeto de plantio de mudas da Octopus.

Localizado na Serra da Gandarela, o vilarejo André do Mato Dentro abriga o espaço de plantio da Octopus e a casa do engenheiro florestal Diogo de Toledo, que cria e mantém um sistema agroflorestal. Com isso a cervejaria enxe oportunidade de transformar nosso desejo em uma parceria que garante a minimização da nossa pegada, contribui para um projeto de cooperação na criação e manutenção de uma plantação em modelo de agrofloresta e busca manter a preservação da região. 

Um sistema agroflorestal é aquele que visa um equilíbrio entre interesses comerciais e um plantio mais sustentável. Através desse sistema de cultivo mínimo é possível produzir alimentos e manter o solo saudável.

Plantio da Octopus será aproveitado também para fornecer ingredientes para cervejas

O time da Octopus se prontificou a auxiliar os trabalhadores da área a plantar as primeiras 50 mudas de café, que possibilitam a redução do carbono liberado no processo de produção da cerveja, fixando-o ao solo.

Ao mesmo tempo, a comercialização da colheita traz lucro e investimento de volta para a terra, assim como apoia os produtores locais, uma vez que a região é rodeada por empresas mineradoras e vem lutando contra o avanço desenfreado dessa exploração. Além da busca da manutenção da vegetação, essas ações garantem a defesa de uma região com enorme potencial aquífero, que são extremamente importantes para o abastecimento de Belo Horizonte.

Para essa parceria, temos uma finalidade ainda maior. Combinamos então, que a área utilizada para esse plantio será o corredor da Octopus, lugar que planejamos plantar, futuramente, diversos insumos a serem utilizados nas nossas produções.

“A colheita do café, do último plantio, inaugurou esse projeto e será utilizado para uma das produções da Octopus. Buscamos assim, transformar, através desses insumos orgânicos e de origem agroflorestal, a produção da nossa cerveja cada vez menos lesiva ao meio ambiente.” comentou a cervejaria em publicação oficial.

Por aqui, já foram alguns plantios em áreas de recuperação florestal, projetos de reciclagem das latas, distribuição de mudas em eventos cervejeiros e agora o início de uma parceria no sistema agroflorestal. Acreditamos que pequenas ações fazem a diferença, e inspiram cada vez mais pessoas a cuidarem do nosso planeta com mais carinho, e nunca desistir do sonho de deixar um mundo melhor para as próximas gerações que virão.

Sobre a Cervejaria Octopus

A Cervejaria Octopus nasceu da vontade de três amigos em fazer cervejas extremas e complexas.
A Octopus foi criada no Rio de Janeiro, no laboratório do nosso mestre cervejeiro, e hoje possui base administrativa em Belo Horizonte.
Os tentáculos já estão espalhados por todo território nacional, e recentemente alguns países europeus.
Desde a abertura da empresa, em 2016, temos como slogan e filosofia o “MUSIC. NATURE. BEER.”, que representa os três pilares estruturais da Octopus.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.