Cervejaria paulista Madalena lança sua primeira cerveja zero álcool

Cervejaria Madalena investe na ampliação de portfólio através de sua primeira cerveja zero álcool

A Cervejaria Madalena, localizada no interior de São Paulo, na cidade de Santo André, está lançando sua primeira cerveja sem álcool seguindo um movimento que tem crescido no país entre microcervejarias artesanais, seguindo uma tendência mundial

Um desejo por estilo de vida mais saudável e pelo consumo de bebidas alcoólicas com maior nível de consciência têm impulsionado o mercado de cerveja ao lançamento de uma maior variedade de cervejas sem álcool ou de baixo teor alcoólico de diferentes estilos, fenômeno que também tem influenciado as cervejarias artesanais.

A Madalena Lager Zero Álcool é leve, de baixa fermentação, e destaca uma combinação de sabores equilibrados com destaque para o malte. O lançamento vem de encontro com os 10 anos que a cervejaria irá celebrar no ano de 2022.

Um dos destaques do momento renovado do mercado para a cerveja sem álcool é o interesse por produtos de maior valor agregado, refletindo a mesma dinâmica que tem ocorrido no mercado de cerveja como um todo.


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““O sabor é nosso diferencial e essa nova cerveja [Madalena Lager Zero Álcool] é resultado do nosso empenho de trazer o melhor sabor mesmo em uma cerveja sem álcool”, explica Renan Leonessa, gerente de marketing da Madalena.

A Cervejaria Madalena, inaugurada em 2012, possui capacidade de produção superior a 100 mil litros por mês e chega a mais de mil pontos de venda em diferentes estados do país. Seu modelo de negócio é bastante apoiado também em sistemas de venda direta através de drive-thru, bares da marca e eventos.

A tecnologia para a produção de cerveja sem álcool tem atingido um estágio de desenvolvimento que permite a retirada ou a não produção do álcool ao longo de seu processo de fabricação, mantendo bons níveis de sabor e aroma no produto final.

Crescimento de opções de cerveja sem álcool entre microcervejarias se mantém no Brasil

Desde 2019 o Brasil está passando passado por um movimento de aumento no lançamento de rótulos de cerveja sem álcool. No universo das grandes cervejarias isso foi iniciado com lançamento da Heineken 0.0 que faz parte de um projeto global da multinacional para o segmento.

Entre as microcervejarias independentes essa tendência foi iniciada pela Cervejaria Dádiva, que lançou em 2019 sua Golden Ale sem álcool. A Madalena agora se junta a outras cervejarias artesanais que tem investido neste nicho.

Um dos fatores mais interessantes da participação da cerveja sem álcool é que ela adiciona ao mercado da bebida ocasiões de consumo que ela não possuía anteriormente como o consumo antes da direção de automóveis e junto a atividade física.

Com o crescimento deste fenômeno a a tendência será da diversificação da cerveja sem álcool por vários estilos e até mesmo marcas focadas apenas na produção de cervejas sem álcool, algo que já ocorre com bastante força nos Estados Unidos.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.