Imagem: Criada a partir de redes sociais da Tupiniquim
A cervejaria gaúcha Tupiniquim, em atividade há 12 anos, está prestes a inaugurar um novo ponto de presença no coração de Porto Alegre, no Parque Harmonia. Com um investimento anunciado de R$ 1,8 milhão, o empreendimento marca a estreia da marca em formato que une o seu core business, cerveja artesanal, com um forte apelo gastronômico. Esta operação representa uma estratégia ambiciosa de expansão e diversificação da atuação da empresa no mercado local.
O espaço reúne um conceito que combina experiência cervejeira e oferta gastronômica, reforçando a presença da Tupiniquim na capital gaúcha em um momento de expansão da marca.
O novo espaço será inaugurado em 28 de agosto de 2025, dentro do Parque Harmonia, ocupando uma área de aproximadamente 230 m².
O bar oferecerá 15 torneiras de cerveja, com foco em estilos diversos da casa, combinados a um cardápio preparado por chef especializado, com pratos como parmegiana, parrilla, hambúrgueres e petiscos típicos de boteco. A capacidade prevista inclui 80 lugares na área interna e mais 80 na área externa, totalizando cerca de 160 pessoas.
Leia mais:
Será que a Rua da Cerveja no centro do Rio de Janeiro irá dar certo?
Produção de lúpulo no Brasil triplica em 2023
Fundada há cerca de 12 anos, a Tupiniquim consolidou-se como uma das marcas mais expressivas da cerveja artesanal no Rio Grande do Sul no início dos anos 2010 onde ficou reconhecida nacionalmente com presença também em eventos e pontos de venda fora do estado.
Recentemente, investiu em uma nova fábrica na cidade de Ivoti que se encontra em construção e expandiu sua presença com um formato em container no Parque Germânia na capital gaúcha. O novo bar no Parque Harmonia é sua primeira operação com foco gastronomia integrado.
De acordo com o Anuário da Cerveja 2025, publicado recentemente, Porto Alegre se destaca como a segunda cidade brasileira com mais cervejarias registradas (43) e também com mais produtos registrados (1.594 rótulos), segundo levantamento recente da Associação Gaucha de Microcervejrias (AGM). O mercado artesanal da capital segue aquecido e diverso, com forte demanda por inovação e experiências diferenciadas — terreno ideal para um bar como o que Tupiniquim lança agora.
A estreia de um bar com gastronomia em formato diferenciado — dentro de um parque turístico e com forte componente cultural — posiciona a Tupiniquim frente a um público diversificado: frequentadores de lazer, gastronomia e cultura. Esse movimento pode não apenas elevar o reconhecimento da marca como também impulsionar vendas de produtos em varejo e aumentar a base de clientes próprios.
Em um contexto no qual o mercado artesanal de Porto Alegre continua crescendo e diversificando — conforme demonstrado pelo aumento no número de cervejarias na cidade e no estado —, o novo bar surge como uma resposta estratégica à demanda por experiências completas.
O investimento de R$ 1,8 milhão sinaliza confiança no potencial de retorno diante de uma conjuntura que valoriza experiências únicas. Se o bar alcançar bom desempenho e acolhimento do público, ele poderá abrir caminho para novos formatos similares — inclusive em outros parques ou espaços de convivência turística.
Além da operação no Parque Harmonia, a Tupiniquim está com um novo projeto de fábrica em andamento, localizado na cidade de Ivoti, RS, conforme já antecipado em algumas publicações recentes. Essa expansão busca ampliar sua capacidade de produção e dar suporte à crescente demanda dos seus pontos de venda e distribuição.
Esse investimento estratégico não apenas reforça a estrutura produtiva da marca, mas também oferece segurança logística para futuras operações, consolidando a presença da Tupiniquim tanto no mercado interno quanto na diversificação de seus canais de venda e exportação.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.