A cervejaria Urbana, de São Paulo, fechou parceria coma cervejaria Invicta de Ribeirão Preto que passará a produzir e distribuir suas cervejas.
Fundada em 2011 a Urbana já se encontrava, segundo seu proprietário André Cancegliero, há algum tempo com possibilidades de estabelecer esta parceria.
“Conheço e admiro o trabalho da Invicta há anos. Faz algum tempo que iniciamos a conversa sobre essa possibilidade de trabalhar juntos e esse ano finalmente aconteceu” revelou André.
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A ideia é aumentar a produção em volume e rótulos de acordo com a demanda do mercado. “Com essa parceria, nossa expectativa é que nossa cerveja fique mais acessível e chegue mais fácil ao nosso consumidor”, ressalta o proprietário da Urbana.
De acordo com Rodrigo Silveira, mestre-cervejeiro e diretor da Cervejaria Invicta, a parceria só está começando. “Nós estamos preparando o lançamento de uma IPA para breve e com novos equipamentos que vamos receber na cervejaria, temos também o projeto de lançarmos em cervejas do segmento U-lab, que é uma linha mais elaborada da Urbana”, afirma.
Com capacidade de produção atual em 120 mil litros por mês, a Invicta tem a meta ousada de atingir uma capacidade de produção de 500 mil litros em 2021.
Além da produção de seus próprios rótulos como a 1000 IBU e Boss, a cervejaria de Ribeirão Preto também produz as cervejas da marca Velhas Virgens e da carioca 2 Cabeças.
As cervejarias que passam a integrar o portfólio produzido na Invicta alcançam um estado diferenciado de um cigano apenas contratante, como ocorre em muitas fábricas. O que leva a melhores condições de produção e alcance de mercado para as cervejarias produzidas e utilização mais racional e possibilidade de expansão de escala por parte da fabricante.
A criação de arranjos onde diversas cervejarias participam da criação de escala para produção/distribuição/comercialização deve se tornar mais comum com a organização e amadurecimento de mercado no Brasil.
Ele não é simples pois depende do encontro de interesses, compromissos, valores e objetivos de diversas empresas mas é um dos melhores caminhos para se atender o mercado com otimização de recursos e preço mais competitivo.