Cervejarias americanas realizam colaborativa para chamar atenção para injustiças raciais

Liderada pela cervejaria Weathered Souls do Texas, mais de 180 cervejarias americanas promovem colaborativa para chamar atenção para equidade racial

Com 24 horas de anúncio do lançamento da cerveja colaborativa “Black is Beautiful” o co-fundador e mestre-cervejeiro da Weathered Souls Marcus J. Baskerville já recebeu quase 100 respostas de cervejarias desejando participar do projeto.

Black is Beautiful é uma iniciativa colaborativa liderada pela cervejaria artesanal de San Antonio, no Texas, “para conscientizar as injustiças que muitas pessoas negras enfrentam diariamente”, segundo o site da cervejaria .

Na última década, o aumento explosivo da cerveja artesanal nos EUA se beneficiou, entre muitos fatores, das cervejarias locais que se tornaram mais ativamente centros comunitários e locais de encontro. 

Com raízes tão profundas em suas comunidades locais, as cervejarias se tornaram cada vez mais pró-ativas em campanhas políticas, sociais e dirigidas à comunidade, como visto pela recente cerveja All Together da Other Half, a Resilience IPA da Sierra Nevada e muitas outras como elas. Agora a Weathered Souls Brewing em San Antonio, TX, está convidando as cervejarias de todo o país a se unirem aos seus esforços no apoio a fundações locais que suportam a reforma da brutalidade policial e as defesas legais para aqueles que foram prejudicados.


Leia mais:

Cervejarias artesanais brasileiras passam a investir em pacotes de variedade


Latas ganham espaço em brewpubs, tendência que deve durar


Baskerville observou que os eventos deste fim de semana que ocasionaram o assassinato de George Floyd, um norte-americano negro de 46 anos, sufocado sob o joelho dobrado do policial e provocou manifestações em todo o país, assim como muitos outros incidentes de brutalidade policial antes, chegaram perto de casa, pois ele havia experimentado abuso policial durante a sua juventude.

“Sou um negro dono de uma empresa e alguém que sofreu abuso policial. Essa experiência aconteceu no início dos meus 20 anos, mas essa marca permanece com você. O jeito como você enxerga o funcionamento da lei muda após uma experiência como essa” destacou o cervejeiro para a publicação local San Antonio Current,

A “Black is Beautiful” é uma Russian Imperial Stout e as cervejarias que desejem participar do projeto são convidados a prepara-lá, usar o mesmo design de rótulo e doar recursos para organizações em suas comunidades que apoiem a reforma da brutalidade policial ou os fundos legais de defesa do direito de pessoas negras. Todas as informações estão disponíveis no site do projeto.

O número de participantes do projeto vem crescendo em suas primeiras 24 horas e entre as mais de 180 de cervejarias interessadas na colaboração estão nomes famosos no mercado artesanal americano como Trillium Brewing Co e Great Notion Brewing.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.