Com 24 horas de anúncio do lançamento da cerveja colaborativa “Black is Beautiful” o co-fundador e mestre-cervejeiro da Weathered Souls Marcus J. Baskerville já recebeu quase 100 respostas de cervejarias desejando participar do projeto.
Black is Beautiful é uma iniciativa colaborativa liderada pela cervejaria artesanal de San Antonio, no Texas, “para conscientizar as injustiças que muitas pessoas negras enfrentam diariamente”, segundo o site da cervejaria .
Na última década, o aumento explosivo da cerveja artesanal nos EUA se beneficiou, entre muitos fatores, das cervejarias locais que se tornaram mais ativamente centros comunitários e locais de encontro.
Com raízes tão profundas em suas comunidades locais, as cervejarias se tornaram cada vez mais pró-ativas em campanhas políticas, sociais e dirigidas à comunidade, como visto pela recente cerveja All Together da Other Half, a Resilience IPA da Sierra Nevada e muitas outras como elas. Agora a Weathered Souls Brewing em San Antonio, TX, está convidando as cervejarias de todo o país a se unirem aos seus esforços no apoio a fundações locais que suportam a reforma da brutalidade policial e as defesas legais para aqueles que foram prejudicados.
Leia mais:
Cervejarias artesanais brasileiras passam a investir em pacotes de variedade
Latas ganham espaço em brewpubs, tendência que deve durar
Baskerville observou que os eventos deste fim de semana que ocasionaram o assassinato de George Floyd, um norte-americano negro de 46 anos, sufocado sob o joelho dobrado do policial e provocou manifestações em todo o país, assim como muitos outros incidentes de brutalidade policial antes, chegaram perto de casa, pois ele havia experimentado abuso policial durante a sua juventude.
“Sou um negro dono de uma empresa e alguém que sofreu abuso policial. Essa experiência aconteceu no início dos meus 20 anos, mas essa marca permanece com você. O jeito como você enxerga o funcionamento da lei muda após uma experiência como essa” destacou o cervejeiro para a publicação local San Antonio Current,
A “Black is Beautiful” é uma Russian Imperial Stout e as cervejarias que desejem participar do projeto são convidados a prepara-lá, usar o mesmo design de rótulo e doar recursos para organizações em suas comunidades que apoiem a reforma da brutalidade policial ou os fundos legais de defesa do direito de pessoas negras. Todas as informações estão disponíveis no site do projeto.
O número de participantes do projeto vem crescendo em suas primeiras 24 horas e entre as mais de 180 de cervejarias interessadas na colaboração estão nomes famosos no mercado artesanal americano como Trillium Brewing Co e Great Notion Brewing.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.