Rio de Janeiro deve ganhar uma ‘Cidade da Cerveja’ ainda em 2022

cidade-da-cerveja

Foto: Carlos Felipe Santos

Cidade da Cerveja, um novo polo destinado a turismo integrando produtores e consumidores na cidade do Rio de Janeiro, deve entrar em operação em 2022

A cidade do Rio de Janeiro está avançando na viabilização para implantar um complexo cervejeiro permanente onde marcas de cerveja poderão expor produtos e estar em contato direto com o consumidor final chamado de Cidade da Cerveja.

O espaço totalmente destinado aos apreciadores, produtores e vendedores de cerveja tem como destino provável a Região Portuária do Rio de Janeiro ainda este ano e é a concretização de um projeto que já vinha sendo planejado pelo poder público há alguns anos.

A Cidade da Cerveja está sendo tirada do papel pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Rio, através do trabalho desenvolvido pelo secretário Chicão Bulhões, o complexo cervejeiro foi idealizado há algum tempo pelo vereador Aloísio Freitas.

O espaço deverá ocupar uma área próxima do AquaRio, aquário da cidade do Rio de Janeiro, dentro de uma região que começou a ganhar maior destaque turístico a partir do período das Olimpíadas no Rio em 2016.


Leia mais:

Lohn Bier amplia sua capacidade de produção para 450 mil litros

praya-puro-malte-long-neck
Praya Puro Malte: Better Drinks investe R$ 2,5 milhões em novo rótulo


A Cidade da Cerveja tem sido planejada para se configurar como um lugar que gere empregos, desenvolvimento local e turismo num perfil semelhante ao da Cidade do Samba e da Cidade das Artes que combinam temas inerentes à cultura carioca com empreendimentos que atraiam o público.

Atualmente o projeto tem sido discutido pela Secretaria com representantes do mercado de cerveja local e buscado um meio de viabilização, bem como uma área definitiva para a sua implantação

Grandes Cervejarias já se interessaram pela Cidade da Cerveja

De acordo com publicação de O Globo Ambev e Grupo Petrópolis, dois dos maiores grupos cervejeiros do Brasil já procuraram a Prefeitura do Rio interessados em patrocinar a Cidade da Cerveja e posicionar suas marcas dentro do complexo.

Porém foi relatado pelo poder púbico que nenhuma marca possuirá exclusividade para atuação dentro do empreendimento, garantindo diversidade de opções e a participação de pequenos produtores dentro do local.

A cidade Rio de Janeiro possui um número de cervejarias produzindo dentro da cidade ainda bastante abaixo de outros pontos do Brasil como São Paulo e Porto Alegre, apresentando um potencial ainda muito grande a ser explorado de vendas diretas ao consumidor por pequenas cervejarias.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.