Clash’d: Heineken lança refrigerante premium a base de malte

Foto: Divulgação

Grupo Heineken Brasil lança refrigerante a base de malte e ingredientes naturais para buscar liderança no segmento premium

O Grupo Heineken Brasil anunciou recentemente o lançamento de Clash’d, uma nova marca de refrigerante para compor seu portfólio que buscará se posicionar no segmento premium deste mercado.

Além de usar ingredientes naturais a base de fruta, um diferencial da nova marca é que ela utilizará também malte como uma das bases da bebida. O lançamento está realizado no Brasil e posteriormente deve ocorrer em outros países onde a multinacional atua.

A O refrigerante inicia sua produção com a parte de brewing do malte, mas não segue para fermentação como a cerveja, com o intuito de obter uma bebida maltada, não alcoólica e com sabor e aroma mais marcantes e sofisticados.

Clash’d conta com três sabores: maçã golden, hortelã com capim limão; limão siciliano, morango com gengibre; e frutas vermelhas com hibisco, todos produzidos apenas com ingredientes naturais, visando atender aqueles que buscam mais equilíbrio no dia a dia, sem abrir mão da qualidade e sabor de um bom refrigerante.


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O novo lançamento busca capitalizar na tendência de “saudabilidade”, um novo segmento crescente de consumidores que buscam reduzir açúcar e consumir bebidas com ingredientes naturais, algo que também tem gerado oportunidades no mercado de cerveja. A marca FYS, também pertencente a Heineken, já investia na utilização baixa de açúcar em relação ao segmento.

“O consumidor se preocupa com a saúde e entende que a formulação do refrigerante contém muito açúcar. Com isso, trouxemos a proposta da marca FYS”, comentou Bruno Piccirello, diretor de marketing das marcas não alcoólicas do Grupo Heineken no Brasil.

Heineken quer liderar segmento de refrigerantes premium

A busca de inovação para atender o desejo de consumidor num nicho crescente do setor de refrigerantes é um esforço da Heineken para buscar liderança no mercado de refrigerantes premium no Brasil, algo que a empresa já fez de forma semelhante no país há 15 anos no mercado de cervejas.

“Mesmo no segmento de refrigerantes é possível ter bebidas mais naturais. 73% dos consumidores acreditam que é importante que a alimentação seja mais natural. Esse lançamento tem o potencial de liberar o crescimento do segmento de refrigerantes premium no Brasil”, diz Piccirello sobre a categoria que representa apenas 4% dentre refrigerantes.

Assim como o crescimento da Heineken no país, a marca pretende assumir liderança no segmento de refrigerantes premium. “Quando olhamos para 15 anos atrás vemos a evolução do mercado de cervejas, que hoje tem um segmento premium muito mais maduro e estabelecido devido à qualidade. Estamos trazendo inovação e sofisticação”, diz.

Sabores sofisticados em latas menores

Dentre as mudanças nos hábitos de consumo de bebidas adoçadas, os consumidores procuram ingerir menores quantidades, tanto na porção, quanto em menos dias da semana. Com isso em mente, o novo refrigerante será comercializado em latas de 269ml, com preço sugerido de R$ 4,49. 

O nome em inglês tem um motivo. “‘Clash’ é a união entre a cidade e a natureza”, diz Bruno. Mas, também entre culturas, pois o desenvolvimento da bebida foi feito entre a equipe global, sediada em Amsterdã e o Brasil, país escolhido como o primeiro a receber o lançamento. Ainda não há previsão de vendas em outros países.

A fabricação será feita em Itu, interior de São Paulo, e a distribuição será feita no início para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

Além do Clash’d, fazem parte do portfólio, ainda, as marcas FYS, Itubaína, Água Schin, Schin Tônica, Viva Schin e Skinka.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.