Foto: Divulgação
O Grupo Heineken Brasil anunciou recentemente o lançamento de Clash’d, uma nova marca de refrigerante para compor seu portfólio que buscará se posicionar no segmento premium deste mercado.
Além de usar ingredientes naturais a base de fruta, um diferencial da nova marca é que ela utilizará também malte como uma das bases da bebida. O lançamento está realizado no Brasil e posteriormente deve ocorrer em outros países onde a multinacional atua.
A O refrigerante inicia sua produção com a parte de brewing do malte, mas não segue para fermentação como a cerveja, com o intuito de obter uma bebida maltada, não alcoólica e com sabor e aroma mais marcantes e sofisticados.
Clash’d conta com três sabores: maçã golden, hortelã com capim limão; limão siciliano, morango com gengibre; e frutas vermelhas com hibisco, todos produzidos apenas com ingredientes naturais, visando atender aqueles que buscam mais equilíbrio no dia a dia, sem abrir mão da qualidade e sabor de um bom refrigerante.
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O novo lançamento busca capitalizar na tendência de “saudabilidade”, um novo segmento crescente de consumidores que buscam reduzir açúcar e consumir bebidas com ingredientes naturais, algo que também tem gerado oportunidades no mercado de cerveja. A marca FYS, também pertencente a Heineken, já investia na utilização baixa de açúcar em relação ao segmento.
“O consumidor se preocupa com a saúde e entende que a formulação do refrigerante contém muito açúcar. Com isso, trouxemos a proposta da marca FYS”, comentou Bruno Piccirello, diretor de marketing das marcas não alcoólicas do Grupo Heineken no Brasil.
A busca de inovação para atender o desejo de consumidor num nicho crescente do setor de refrigerantes é um esforço da Heineken para buscar liderança no mercado de refrigerantes premium no Brasil, algo que a empresa já fez de forma semelhante no país há 15 anos no mercado de cervejas.
“Mesmo no segmento de refrigerantes é possível ter bebidas mais naturais. 73% dos consumidores acreditam que é importante que a alimentação seja mais natural. Esse lançamento tem o potencial de liberar o crescimento do segmento de refrigerantes premium no Brasil”, diz Piccirello sobre a categoria que representa apenas 4% dentre refrigerantes.
Assim como o crescimento da Heineken no país, a marca pretende assumir liderança no segmento de refrigerantes premium. “Quando olhamos para 15 anos atrás vemos a evolução do mercado de cervejas, que hoje tem um segmento premium muito mais maduro e estabelecido devido à qualidade. Estamos trazendo inovação e sofisticação”, diz.
Dentre as mudanças nos hábitos de consumo de bebidas adoçadas, os consumidores procuram ingerir menores quantidades, tanto na porção, quanto em menos dias da semana. Com isso em mente, o novo refrigerante será comercializado em latas de 269ml, com preço sugerido de R$ 4,49.
O nome em inglês tem um motivo. “‘Clash’ é a união entre a cidade e a natureza”, diz Bruno. Mas, também entre culturas, pois o desenvolvimento da bebida foi feito entre a equipe global, sediada em Amsterdã e o Brasil, país escolhido como o primeiro a receber o lançamento. Ainda não há previsão de vendas em outros países.
A fabricação será feita em Itu, interior de São Paulo, e a distribuição será feita no início para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.
Além do Clash’d, fazem parte do portfólio, ainda, as marcas FYS, Itubaína, Água Schin, Schin Tônica, Viva Schin e Skinka.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.