Colorado usa a Appia para criar campanha para preservação de abelhas

A Cervejaria Colorado, uma das marcas da multinacional Ambev, utiliza seu rótulo Appia para criar campanha para conscientização da importância e preservação das abelhas dado o seu risco crescente de extinção.

Há cerca de uma semana atrás um vídeo publicado pela Cervejaria Colorado, uma das marcas da Ambev, em suas mídias sociais acendeu discussões ao anunciar um suposto fim do rótulo Appia, uma cerveja de trigo com adição de mel.

No vídeo um dos funcionários símbolos da empresa, Laércio Shiya, criador da receita da cerveja lê uma carta de agradecimento e despedida da Appia que atualmente é o carro-chefe de vendas da cervejaria de Ribeirão Preto.

Colorado publicou vídeo de despedida da Appia

Como era esperado o comunicado na verdade é uma campanha de publicidade da cervejaria. Nela a Colorado quer chamar a atenção dos consumidores para a importância da preservação das abelhas, que correm risco de serem extintas.

Há algum tempo a quantidade de abelhas no planeta está sofrendo um processo de redução, com esses animais lentamente sumindo de diversos ecossistemas, o que têm preocupado especialistas.

Conhecida por valorizar os ingredientes e a biodiversidade brasileira em suas receitas, a Colorado quer chamar atenção para essa questão. Poucos imaginam, mas além de produzir o mel, as abelhas são muito importantes para equilibrar o ecossistema do planeta, com a polinização de diversas plantas. Essa causa ambiental motivou a criação da nova campanha.

Leia também: Kellog´s e cervejaria inglesa produzem colaborativa anti-desperdício

Para chamar a atenção dos consumidores, a marca vai montar dois Meliponários urbanos em São Paulo e dois em Ribeirão Preto, com a capacidade para 50 mil abelhas cada.

Colocados em locais movimentados das cidades eles vão servir para educar a população sobre a importância desses insetos e sobre como é possível conviver com eles. Somado a isso, a cervejaria pretende replantar um total de quatro hectares (40 mil metros quadrados) de uma área de preservação permanente de Ribeirão Preto, com espécies que são facilmente polinizadas e auxiliam na apicultura.

As ações vão beneficiar mais de 400 produtores e 4 milhões de abelhas.

A campanha promovida pela cervejaria inclui ainda uma parceria com o renomado National Geographic para produção de conteúdos que ajudem o público a entender melhor o universo das abelhas, que ganhará também um site exclusivo.

“Colorado sempre se preocupou em valorizar aquilo que é do Brasil e toda a diversidade da fauna e da flora do País. Fazemos isso com o uso de ingredientes e com iniciativas. As abelhas são muito importantes para a biodiversidade do planeta. Queremos abrir os olhos dos consumidores para a importância de preservar esse inseto.”, afirmou Guilherme Poyares, gerente de Marketing de Colorado.

Ao longo de 2019 a Cervejaria Colorado têm recebido grande investimento em promoção, apelando para um marketing criativo relacionado a marca, indo desde distribuição de cerveja gratuita até a criação de uma versão da marcas para cães chamada de Cãolorado.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Analista de comercialização e logística, sommelier e especialista em marketing de cerveja.