Como a Heineken está celebrando seus 150 anos

Heineken deu início a celebração de seus 150 anos através de ação global da cervejaria que está presente em mais de 190 países.

O aniversário de 150 anos da Heineken em 2023 é um marco na história da gigante cervejeira holandesa que será explorado através da sua comunicação com o público numa campanha global neste ano.

Presente em mais de 190 países, e tendo o Brasil como seu maior mercado, a Heineken se intitula a cervejaria mais internacional do mundo, onde espalhou sua marca que hoje em dia é altamente reconhecida nos mais diferentes pontos do planeta.

A empresa foi fundada em 1864, quando Gerard Adriaan Heineken comprou uma cervejaria em Amsterdã. Em 1869, a Heineken fez uma mudança significativa ao adotar a levedura de baixa fermentação. Mais tarde, em 1873, o nome da cervejaria foi alterado para Heineken’s Bierbrouwerij Maatschappij (HBM), e uma segunda cervejaria foi estabelecida em Rotterdam em 1874.

Atualmente a multinacional holandesa, que é a segunda maior cervejaria do mundo, tem mais de 85 mil empregados e mais de 300 marcas em seu portfólio espalhadas pelas regiões onde atua de forma a interagir com diferentes perfis e ocasiões de consumo.


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Desde 2019 o Brasil se tornou o maior mercado mundial da Heineken, se tornando uma país chave para os resultados da companhia globalmente. A holandesa se estabeleceu de forma direta no Brasil em 2010, quando adquiriu o Grupo FEMSA que já possuía atuação no país.

A Heineken têm um papel muito relevante na contribuição do crescimento do segmento de cervejas premium no Brasil, onde se concentrava a parcela do seu portfólio de maior competitividade no mercado de cerveja.

Heineken faz humor com seu nome para celebrar 150 anos

A Heineken® anuncia campanha de celebração de seus 150 anos, com uma ação global inédita onde se conecta com seus consumidores por meio de individualidades e bons momentos com o produto.
Para iniciar a campanha de celebração dos 150 anos, a Heineken fez uma ação global inédita, na final da Liga dos Campeões da UEFA de 2023.

Durante a transmissão ao vivo da partida, os narradores iniciaram diálogo onde Heineken é pronunciada de forma diferente e, com isso, acabaram falando um dos nomes “errados” da marca que geralmente são usados por consumidores no dia a dia de forma informal não só no Brasil, mas em diferentes partes do mundo.

A iniciativa deu start a campanha de celebração de aniversário da Heineken® que destaca muitas das maneiras pelas quais foi apelidada, erroneamente escrita ou servida de maneiras diferenciadas ao longo dos anos, valorizando uma aproximação com a forma que o consumidor se relaciona com a marca e priorizando os bons momentos que vive com ela.

“Tudo isso é para mostrar como os bons momentos e as conexões verdadeiras que surgem tomando uma Heineken são, no fim das contas, o que realmente importa.” destacou a empresa em seu comunicado oficial sobre as ações de marketing dos 150 anos da Heineken.

De acordo com a pesquisa em que a Heineken® colaborou com o cientista comportamental Dr. Chris Brauer, da Goldsmiths, Universidade de Londres, para criar o Good Times Index, 87% dos consumidores da marca veem o social como um momento importante para se divertir.

Na Europa, embalagens comemorativas destacando He150ken, ao invés do nome da marca já estão sendo comercializadas também como parte da campanha para destacar o aniversário histórico da cervejaria.

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (\”Brasil Kirin\”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora.

No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado Clash’d. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Informações adicionais

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.