Como medalhas em concursos potencializam vendas de cerveja

Imagem: Catalisi

Concursos cervejeiros podem ser utilizados como ferramentas potentes para alavancar reputação e vendas de uma cervejaria

Conteúdo em parceria com

Competições de cerveja são uma grande oportunidade para o desenvolvimento de uma estratégia de ganho de reputação de uma cervejaria e seus produtos, abrindo uma caminho para reconhecimento e aumento de suas vendas.

A jornada desde a conquista de prêmios e posteriormente de como capitalizar sobre esse reconhecimento necessita de planejamento para que o máximo de oportunidades seja aproveitada ao se realizar uma inscrição num concurso.

A conquista de medalhas traz credibilidade para cervejaria ao longo de diferentes elos da cadeia, passando por distribuidores, varejo até a decisão de compra do consumidor final.

Valorizar a conquista perante todos esses atores do mercado é uma tarefa que precisa estar presente no discurso da cervejaria bem como, de forma criativa, em diferentes pontos de contato, o que ajuda na criação de uma mensagem potente e coesa.


Leia mais:

Os canais de distribuição do mercado de cerveja estão sendo reconfigurados


Como a tecnologia pode evitar a perda de barris pelas cervejarias


O Brasil Beer Cup, concurso cervejeiro que está em sua quarta edição, oferece a oportunidade para que cervejarias tenham cervejas julgadas por um corpo de júri qualificado com presença inclusive de nomes internacionais. A premiação é reconhecida e valorizada no mercado nacional contribuído para promover cervejas e cervejarias

O concurso encerra suas inscrições na próxima sexta-feira (14/06), portanto aqueles que não a fizeram tem ainda esta oportunidade clicando aqui.

“Essa é uma oportunidade imperdível para cervejeiros que desejam testar suas habilidades, promover suas cervejas e fazer parte de uma comunidade apaixonada pela cultura cervejeira.” comentou Amanda Reitebach, CEO do Science of Beer, organizador do Brasil Beer Cup.

Medalhas são comunicação acessível para diferentes tipos de consumidores

O universo da cerveja artesanal apresenta uma série de complexidades de entendimento para os consumidores que sempre se encontram num dilema: a curiosidade de experimentar um rótulo ainda desconhecido e o medo de que se gaste dinheiro em algo que não o satisfaça.

Nessa decisão de compra pelo bebedor há uma série de elementos que podem ser utilizados para que o comprador se sinta mais encorajado a comprar uma determinada cerveja, porém de longe a exposição de prêmios ganhados por aquele rótulo e/ou também a cervejaria é a de mais fácil assimilação pelo consumidor.

Isso é especialmente mais forte com consumidores de cerveja artesanal mais ocasionais, ou aqueles que estão começando a se interessar por este tipo de produto. O valor de uma medalha é de fácil entendimento por todos os tipos de consumidores, enquanto longas explicações sobre ingredientes e métodos de produção se comunicam com uma parcela muito pequena do público.

Um trabalho para comunicar equipes de distribuição e planejamento prévio de embalagens atraentes ajudam a maximizar o potencial de capitalização sobre premiações. Destacar os prêmios de forma a valorizá-los dentro de um bar/taproom com iluminação também auxiliam na comunicação com os consumidores.

O Brasil Beer Cup oferece a oportunidade de reconhecimento através de uma premiação  que contempla diferentes categorias, oferecendo diversas oportunidades para que cervejarias aproveitem a chance deste reconhecimento realizando suas inscrições aqui.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.