Conteúdo em parceria com
Competições de cerveja são uma grande oportunidade para o desenvolvimento de uma estratégia de ganho de reputação de uma cervejaria e seus produtos, abrindo uma caminho para reconhecimento e aumento de suas vendas.
A jornada desde a conquista de prêmios e posteriormente de como capitalizar sobre esse reconhecimento necessita de planejamento para que o máximo de oportunidades seja aproveitada ao se realizar uma inscrição num concurso.
A conquista de medalhas traz credibilidade para cervejaria ao longo de diferentes elos da cadeia, passando por distribuidores, varejo até a decisão de compra do consumidor final.
Valorizar a conquista perante todos esses atores do mercado é uma tarefa que precisa estar presente no discurso da cervejaria bem como, de forma criativa, em diferentes pontos de contato, o que ajuda na criação de uma mensagem potente e coesa.
Leia mais:
Os canais de distribuição do mercado de cerveja estão sendo reconfigurados
Como a tecnologia pode evitar a perda de barris pelas cervejarias
O Brasil Beer Cup, concurso cervejeiro que está em sua quarta edição, oferece a oportunidade para que cervejarias tenham cervejas julgadas por um corpo de júri qualificado com presença inclusive de nomes internacionais. A premiação é reconhecida e valorizada no mercado nacional contribuído para promover cervejas e cervejarias
O concurso encerra suas inscrições na próxima sexta-feira (14/06), portanto aqueles que não a fizeram tem ainda esta oportunidade clicando aqui.
“Essa é uma oportunidade imperdível para cervejeiros que desejam testar suas habilidades, promover suas cervejas e fazer parte de uma comunidade apaixonada pela cultura cervejeira.” comentou Amanda Reitebach, CEO do Science of Beer, organizador do Brasil Beer Cup.
O universo da cerveja artesanal apresenta uma série de complexidades de entendimento para os consumidores que sempre se encontram num dilema: a curiosidade de experimentar um rótulo ainda desconhecido e o medo de que se gaste dinheiro em algo que não o satisfaça.
Nessa decisão de compra pelo bebedor há uma série de elementos que podem ser utilizados para que o comprador se sinta mais encorajado a comprar uma determinada cerveja, porém de longe a exposição de prêmios ganhados por aquele rótulo e/ou também a cervejaria é a de mais fácil assimilação pelo consumidor.
Isso é especialmente mais forte com consumidores de cerveja artesanal mais ocasionais, ou aqueles que estão começando a se interessar por este tipo de produto. O valor de uma medalha é de fácil entendimento por todos os tipos de consumidores, enquanto longas explicações sobre ingredientes e métodos de produção se comunicam com uma parcela muito pequena do público.
Um trabalho para comunicar equipes de distribuição e planejamento prévio de embalagens atraentes ajudam a maximizar o potencial de capitalização sobre premiações. Destacar os prêmios de forma a valorizá-los dentro de um bar/taproom com iluminação também auxiliam na comunicação com os consumidores.
O Brasil Beer Cup oferece a oportunidade de reconhecimento através de uma premiação que contempla diferentes categorias, oferecendo diversas oportunidades para que cervejarias aproveitem a chance deste reconhecimento realizando suas inscrições aqui.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.