A troca de plástico por papel nas embalagens secundárias no setor cervejeiro está gerando uma pressão sobre o mercado das papeleiras, em especial no nicho de embalagens de papel cartão que tem crescido de forma consistente para atender o setor.
O pack de cerveja em embalagem de papel tem ganho força com investimento do setor papeleiro em tecnologias que combinem leveza e resistência, fazendo do material um substituto ideal do plástico de uma forma ecologicamente mais sustentável.
O mercado de cerveja tem passado, junto a diversos outros mercados de bens de consumo, por uma crise no abastecimento de embalagens nos últimos anos, devido a uma alta de demanda impulsionada por mudanças de hábito de consumo somado a uma pressão inflacionária.
Impactado principalmente por uma ampliação no uso de embalagens com o crescimento do mercado de vendas online na pandemia, a utilização de papel cartão como embalagem secundária tem mais ganhado força mais recentemente como uma resposta para substituição do plástico, oferecendo uma solução de menor impacto ecológico.
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Maior fornecedora nacional de papel cartão, a Klabin viu seu mercado crescer para 17% em relação ao período pré-pandemia para o segmento da chamada embalagem multipack, utilizada para agrupar vários produtos em uma só embalagem e ao mesmo tempo oferecer um grau de exposição no ponto de venda.
Esse tipo de embalagem representava 3,5% de seu portfólio de papel cartão antes da pandemia e atualmente está em 8,5%, sendo que a empresa ainda vê muito espaço para crescimento que tem sido controlado pela demanda, de acordo com publicação do Valor.
O crescimento do uso de papel cartão como embalagem secundária tem feito os prazos de entrega desta aumentarem para que a oferta comporte a demanda.
Com a aproximação do verão e somado a isso a Copa do Mundo em novembro, o aumento do consumo de cerveja esperado neste período pode intensificar a disputa por acesso a embalagens o que inclui o papel cartão.
A tendência de substituição do plástico por materiais ecologicamente mais atraentes e a continua ampliação do mercado de comércio eletrônico para bebidas deverá continuar a atrair investimentos para produção de embalagens em papel cartão.
A Klabin a partir de 2023 passará de deficitária para superavitária com instalação de novo maquinário para este segmento. Junto a isso, diversos outros atores do setor papeleiro tem buscado entrar ou ampliar presença neste nicho ao observar o interesse dos produtores de bebida, em especial os de cerveja.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.