Consumo de cerveja pressiona mercado de embalagens de papel cartão

Utilização de papel em packs de cerveja aumenta de forma consistente e cria movimento de pressão no setor da embalagem

A troca de plástico por papel nas embalagens secundárias no setor cervejeiro está gerando uma pressão sobre o mercado das papeleiras, em especial no nicho de embalagens de papel cartão que tem crescido de forma consistente para atender o setor.

O pack de cerveja em embalagem de papel tem ganho força com investimento do setor papeleiro em tecnologias que combinem leveza e resistência, fazendo do material um substituto ideal do plástico de uma forma ecologicamente mais sustentável.

O mercado de cerveja tem passado, junto a diversos outros mercados de bens de consumo, por uma crise no abastecimento de embalagens nos últimos anos, devido a uma alta de demanda impulsionada por mudanças de hábito de consumo somado a uma pressão inflacionária.

Impactado principalmente por uma ampliação no uso de embalagens com o crescimento do mercado de vendas online na pandemia, a utilização de papel cartão como embalagem secundária tem mais ganhado força mais recentemente como uma resposta para substituição do plástico, oferecendo uma solução de menor impacto ecológico.


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Maior fornecedora nacional de papel cartão, a Klabin viu seu mercado crescer para 17% em relação ao período pré-pandemia para o segmento da chamada embalagem multipack, utilizada para agrupar vários produtos em uma só embalagem e ao mesmo tempo oferecer um grau de exposição no ponto de venda.

Esse tipo de embalagem representava 3,5% de seu portfólio de papel cartão antes da pandemia e atualmente está em 8,5%, sendo que a empresa ainda vê muito espaço para crescimento que tem sido controlado pela demanda, de acordo com publicação do Valor.

Copa do Mundo pode gerar pico de demanda em papel cartão por conta da cerveja

O crescimento do uso de papel cartão como embalagem secundária tem feito os prazos de entrega desta aumentarem para que a oferta comporte a demanda.

Com a aproximação do verão e somado a isso a Copa do Mundo em novembro, o aumento do consumo de cerveja esperado neste período pode intensificar a disputa por acesso a embalagens o que inclui o papel cartão.

A tendência de substituição do plástico por materiais ecologicamente mais atraentes e a continua ampliação do mercado de comércio eletrônico para bebidas deverá continuar a atrair investimentos para produção de embalagens em papel cartão.

A Klabin a partir de 2023 passará de deficitária para superavitária com instalação de novo maquinário para este segmento. Junto a isso, diversos outros atores do setor papeleiro tem buscado entrar ou ampliar presença neste nicho ao observar o interesse dos produtores de bebida, em especial os de cerveja.


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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.