Corona estreia em latas com six pack sem uso de plástico inédito no Brasil

Lançamento da Corona em latas six pack se alinha ao objetivo da Ambev de eliminar a poluição plástica de suas embalagens até 2025

A cerveja Corona, uma das marcas do portfólio Ambev, acaba de ganhar uma nova opção no Brasil, além da tradicional long neck de 330 mililitros e da Coronita, em garrafinhas de 210 mililitros. A marca da Ambev apresenta uma versão em lata. O produto será vendido em um pack com seis unidades de 350 mililitros, trazendo um formato inovador de embalagem para o mercado brasileiro.

As latas de alumínio são unidas por uma lâmina de papel cartão minimalista afixada no topo do pack. Conhecida como keel clip, a solução é inédita no Brasil e substitui o plástico utilizado em embalagens agrupadoras comuns de latas, como filmes shrink e caixas de papel cartão. Por enquanto, o novo pack está disponível apenas em pontos de vendas selecionados no Rio de Janeiro.

Liderado pelo time multifuncional de inovação da Ambev, o desenvolvimento reflete, segundo a fabricante, “o processo de transformação de negócio e de cultura na cervejaria, que reúne metas ambiciosas de sustentabilidade em temas como água, economia circular, redução de carbono e agricultura sustentável”.

A Ambev diz que a Corona é  a primeira marca global de bebidas a se tornar neutra em resíduos plásticos – o que significa que hoje a cerveja recupera e recicla mais plástico do que utiliza em sua cadeia de produção e distribuição.

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Lisa Lieberbaum, gerente de Sustentabilidade em Embalagens da Ambev, diz que as metas de sustentabilidade, anunciadas em 2018, são ambiciosas.

“Estamos avançando rumo a atingi-las 100% até 2025. No Brasil, fomos além dos compromissos assumidos globalmente e temos um objetivo adicional: acabar com a poluição plástica das embalagens. Nesta caminhada, trabalhamos nas frentes de embalagem retornável, reciclagem e inovação. Em 2020, nosso índice de conteúdo reciclado nas embalagens no Brasil chegou a 47% (vidros), 45% (PET) e 74% (latas de alumínio)” comentou Lisa sobre a iniciativa.

Mundialmente a AB InBev tem utilizado a marca Corona para produzir embalagens secundárias, aquelas que agregam latas ou garrafas, inovadoras com foco na redução de plástico e substituição por materiais de menor impacto ambiental e cujo a cadeia da reciclagem seja mais viável.

Em 2018 isso rendeu o anúncio do desenvolvimento de um six pack biodegradável e mais recentemente o desenvolvimento de um six pack que além de biodegradável utiliza palha de cevada, ambos para fase experimental de Corona comercializada no mercado do Reino Unido.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.