A Sunset Brew localizada em Tijucas no estado de Santa Catarina, tem sua origem numa viagem à Africa do Sul realizada por dois de seus sócios que lá despertaram para a ideia de iniciar o planejamento da cervejaria.
O co-fundador da Sunset Eduardo Petry compartilhou numa conversa com a Catalisi alguns objetivos buscados com o crowdfunding e como tem se dado a evolução da cervejaria.
“Nosso jogo é de longo prazo. Entendendo isso nós trabalhamos muito a nossa marca desde o início, ela é uma premissa muito importante e trabalhamos muito ela nas mídias sociais e também investindo em outros produtos além de cerveja como bonés e camisetas de qualidade superior onde não temos margem nenhuma praticamente, focando na divulgação da marca e no final em entregar uma ótima cerveja”.
Após cerca de dois anos e meio de planejamento a cervejaria foi inaugurada em outubro de 2016 contando inicialmente com capacidade de produção de 35 mil litros mensais, sendo ampliada para 80 mil litros por mês pouco mais de dois anos depois. Com o aporte realizado via crowdfunding a Sunset planeja chegar a 150 mil litros por mês”.
“Desde o início nós tivemos esse equity crowdfunding como uma meta nossa por diversos motivos. Um deles são as taxas mais atraentes e outro porque sempre nos inspiramos na trajetória da escocesa Brewdog que utilizou bastante esse modelo”.
Apesar do interesse da empresa em investir neste modelo, à época do início da cervejaria existiam algumas limitações que seus sócios necessitaram ultrapassar para dar início a sua primeira rodada.
“A Brewdog começou via equity crowdfunding, uma coisa que acontece muito lá fora. Esse modelo estava dentro do nosso desejo desde o começo, mas inicialmente precisávamos validar questões de operações e de produto e o equity crowdfunding necessitava ser regulamentado no Brasil, o que ocorreu em junho de 2017”.
A regulamentação deste modelo de investimento ocorreu através de um Instrução Normativa da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que autorizou plataformas a operarem oferecendo à diversas pessoas a chance de terem uma pequena parte de uma empresa, em troca de investimento.
Isso permite uma captação financeira mais simples já que o investimento que cada pessoa precisa realizar é menor do que a venda de uma fatia total da companhia para apenas uma entidade.
Com um faturamento de R$ 1,44 milhão de reais no ano de 2018, a Sunset cresceu em 147% esse valor em comparação ao período em 2017. Com o crowdfunding a empresa almeja angariar R$ 3,75 milhões com os novos investidores atingindo ao final um valor de companhia de R$ 25 milhões”.
“Uma cervejaria artesanal precisa de volume para poder distribuir seus custos fixos. Nós temos muito mais funcionários por litro produzido. O crowdfunding vai nos proporcionar uma velocidade maior para a gente atingir nossos objetivos. Estamos tendo um crescimento orgânico excepcional, mas queremos mais pessoas na nossa operação e também ganhar novos sócios em diferentes partes do país que sejam amplificadores da nossa marca”.
Com grande foco no sul e sudeste, após um espaço consolidado em Santa Catarina, a marca agora trabalha seu crescimento em São Paulo e cita a parceria com os espaços colaborativos WeWork como um dos potenciais canais de seu crescimento.
“Estamos com um centro de distribuição na cidade de Moema e temos uma parceria interessante com a WeWork, a maior empresa de espaços de cowork do mundo, em São Paulo eles tem 19 prédios”.
A Sunset Brew possui um bar da marca na fábrica e outro em Florianópolis. Eduardo destaca que o aprendizado com o bar da capital catarinense permitirá replicar o modelo estrategicamente em outras regiões com os recursos angariados no crowdfunding.
“Nós vamos abastecer esses novos taprooms da marca localizados em lugares estratégicos com barris e garrafas e eles além de bar serão distribuidores para uma microrregião.”
Desta forma os taprooms são pensados como pontos geradores de lucratividade e construção da marca, além de se tornarem também operadores logísticos da cadeia da cervejaria.
Leia também: O que é brewpub/taproom/tasting room (e qual a diferença entre eles)?
“Com essa operação dos nossos taprooms, em um ponto eu aumento a minha lucratividade ao vender pro consumidor final, eu consigo me comunicar melhor para o público, a cervejaria ganha um ponto para realizar essa perna da logística de distribuição regional e também se torna mais um local para testarmos a receptividade a novas receitas”.
Eduardo destaca que além da expansão da produção e da rede de taprooms a Sunset também irá investir em sustentabilidade através de energia renovável e embalagens.
“Temos uma envasadora de garrafas já superdimensionada para permitir nossa expansão, mas a lata é um caminho que já tem acontecido. É uma embalagem 100% reciclável e vamos investir nela. Indo além, a energia solar é um caminho sem volta e a gente tem condições de instalar placas fotovoltaicas aqui, esse é uma trajetória que tem que ser seguida”.
Atingindo os resultados propostos no crowdfunding, em um prazo máximo de cinco anos, a Sunset irá se tornar uma SA, a qual irá distribuir os dividendos de acordo com a participação societária, com uma meta de aproximadamente 10% do lucro liquido dividido entre os acionistas.
“Nós vamos ter um canal de Relacionamento com Investidor pronto até o final da rodada, é algo que a CVM não exige, mas nós queremos fazer internamente para poder trocar informações, porque essas são as pessoas que acreditaram no projeto, logo elas só vão ter a contribuir”.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.