Dádiva e Mafiosa trazem a tendência das Italian Pilsners para o Brasil

Publicidade
Cervejaria Dádiva e a cervejaria Mafiosa lançam Italian Pilsner colaborativa, estilo que tem ganho notoriedade nos EUA

As cervejarias paulistas Dádiva e Mafiosa decidiram colaborar no lançamento de uma cerveja cujo estilo tenta equilibrar a refrescância com pequenas doses de características de lúpulo que privilegiam aroma que têm recebido a classificação de Italian Pilsners.

A colaborativa se chama Ma Che! é em sua base uma lager tradicional, com aromas levemente frutados adquiridos após a cerveja passar por técnicas modernas de dry hopping com lúpulos clássicos europeus.

Publicidade

Inspiração para a produção de italian pilsners geralmente apontam seu início a cervejaria Birrificio Italiano no norte da Itália, por volta de 1996. Foi quando Agostino Arioli, o fundador e cervejeiro-chefe, criou Tipopils , uma Pilsner seca e amarga de estilo alemão com uma abordagem de lúpulo menos comuns.

O uso de dry-hopping não é comum em cervejas alemães, Arioli, no entanto, optou por utilizá-lo na Tipopils adicionando variedades refinadas com características terrosas, florais e picantes.


Leia mais:

Os canais de distribuição do mercado de cerveja estão sendo reconfigurados


Startup Brewing quer se tornar referência para ciganos em São Paulo


O dry-hopping é o grande diferencial entre esse tipo de cerveja e outras pilsners. O lúpulo deve ser de origem europeia e privilegiando os que destacam características de aroma.

A cerveja italiana inspirou a californiana Firestone Walker a criar uma versão do produto para seu portfólio, gerando a Pivo Pils em 2013. Uma série de cervejarias dos EUA tem relatado sua inspiração na Pivo para a criação recente de diversos tipos de cervejas semelhantesno mercado norte-americano de cervejas artesanais, que tem sido referenciadas como Italian Pilsners

A Ma Che! da Dádiva e Mafiosa busca explorar essas características de aroma e refrescância. De aparência amarela clara e bastante límpida, ela possui 5,2% de teor alcoólico e 35 IBU’s em latas de 473 ml.

No rótulo, ela estampa um QR Code que leva o consumidor para um vídeo divertido no Youtube da campanha de divulgação do rótulo. A animação traz como personagem principal, obviamente, a famosa e emblemática mãozinha italiana acompanhando um bello, sonoro e caloroso Ma Che!

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas