Ekäut cervejaria se expande na crise através de franquias digitais

Cervejaria com maior presença no nordeste fora dos grandes grupos, a pernambucana Ekäut explora flexibilidade para se expandir na região

O ano de 2020 está exercendo um grande de teste flexibilidade das operações da cervejaria pernambucana Ekäut.

A cervejaria vem investindo nos últimos anos num processo contínuo de profissionalização e expansão de sua capacidade de produção, sendo complementado por uma série de ações comerciais na ponta da cadeia.

Com a chegada da pandemia a Ekäut se viu obrigada a adaptar de forma rápida seu volume de operações de forma a minimizar os impactos comerciais das medidas de isolamento social.

A adaptação das operações passou por três pilares principais para guiar o negócio da cervejaria durante as incertezas de mercado recentes.


Leia mais:

Petroleum é Nosso – Filme relata a evolução do mercado de cerveja artesanal no Brasil


Como a cervejaria americana Trillium adapta seu taproom para operação online


O primeiro foi a digitalização dos processos internos, permitindo o trabalho remoto e deixando na fábrica apenas os profissionais realmente necessários para operação de processos. O segundo foi o plano de lançamento de novos produtos que passou a atingir o segmento fora da cerveja e o terceiro foi o investimento numa plataforma de vendas digitais que foi batizada de Ekäut em Casa.

A plataforma digital pode ser acessada através de aplicativo ou no sistema web, conferindo conveniência para o público.

O sistema entrega os produtos em até uma hora na casa dos clientes funcionando na Região Metropolitana do Recife e em outras capitas do nordeste. O serviço funciona de domingo a domingo, das 12h às 22h nos dia de semana e das 11h às 22h nos finais de semana. A taxa de entrega varia com a região.

“A plataforma do Grande Recife é própria, mas as das capitais do Nordeste funcionam em sistema de franquia e queremos expandir. Hoje temos em João Pessoa, Fortaleza, Salvador e Aracaju, mas até o final de julho queremos chegar a todas as capitais da região”, comentou Diogo Chiaradia ao portal local JC.

A Ekäut em Casa vem crescendo a taxas mensais acima de 50% e já conseguiu compensar 20% da queda de receitas que a cervejaria sofreu com a crise. A aceitação da plataforma de entregas fez com que a cervejaria passasse a incluir outros produtos de outras categorias através da parceria com produtores locais.

Outra medida na busca da exploração de outros mercados dado o cenário atual foi a produção de álcool em gel através da compra de álcool de usinas e envasando álcool 70%, isso só foi possível porque a Ekäut conseguiu uma licença da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) para manipular esses produtos. Esses itens já representam 10% da receita da cervejaria.

Posicionamento da Ekäut em supermercados contribuiu para amenizar a crise

Com o fechamento de bares e restaurantes, incluindo um local próprio da marca (o Ekäut Lab), os estabelecimentos que compõem o segmento de off-trade como supermercados e hipermercados se tornaram um componente crítico para as vendas da cervejaria.

Com capacidade de produção de 100 mil litros mensais a Ekäut tem a maior cobertura de distribuição do nordeste fora dos grandes conglomerados estando presentes da Bahia ao Ceará e também no interior de Pernambuco com seu portfólio composto por 10 rótulos.

A cervejaria acredita num retorno bastante gradual do mercado e decidiu se posicionar para explorar oportunidades possíveis para o momento e dar continuidade as mesmas nas novas dinâmicas que permanecerão no longo prazo.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.